Redução de danos e adolescentes usuários de substâncias psicoativas: uma revisão integrativa

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Redução de danos e adolescentes usuários de substâncias psicoativas: uma revisão integrativa

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Title: Redução de danos e adolescentes usuários de substâncias psicoativas: uma revisão integrativa
Author: Buissereth, Merlange Jn Baptiste
Abstract: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa acerca das estratégias de redução de danos direcionadas a adolescentes usuários de substâncias psicoativas. Teve como pergunta orientadora: Quais as estratégias de redução de danos publicadas direcionadas a adolescentes usuários de substâncias psicoativas na literatura nacional e internacional. Foi realizado um levantamento bibliográfico em publicação de língua portuguesa e inglesa dos últimos 12 anos hospedadas nas bases de dados Pubmed, Medline, Scorpus, Lilacs, CAPES, Cinhal, BDEnf, SciELO. Foram selecionados e analisados 14 artigos. Após a seleção do corpus duas categorias foram identificadas: a) Estratégias de redução danos direcionadas a adolescentes usuários de substâncias psicoativas; b) Abordagem de redução de danos pelos projetos e programas direcionados a adolescentes usuários de substancias psicoativas. A primeira categoria descreve as ações desenvolvidas pelos projetos de intervenção junto com os adolescentes com objetivo de minimizar os danos causados pelo uso de substância psicoativas. A segunda categoria mostrou a forma de como foram apresentados os programas e como foi o trabalhar as estratégias de redução de danos com os adolescentes. Os resultados apresentam as estratégias de redução de danos como um conjunto de ações e práticas desenvolvidas para equipar os adolescentes de conhecimento e habilidades que fortalecem seus potenciais para consequência diminuindo suas vulnerabilidades frente as substâncias e os danos associados. Os programas de redução de danos têm abordado a redução de danos sobre duas perspectivas: preventiva e de tratamento. As ações e práticas são desenvolvidas junto dos adolescentes na forma de aulas de educação sobre drogas, breves intervenções de entrevista motivacional e terapia. Considerações finais: as evidencias identificadas nos artigos pesquisados mostram que os programas que se baseiam em treinamento de habilidades de vida têm mais probabilidade de ser eficaz do que o fornecimento de informações. Mas, esses programas devem ser desenvolvidos num contexto mais amplo que considere os aspectos psicossociais dos participantes, as intervenções devem estar orientadas pelo desenvolvimento e fortalecimento de habilidades e competências.Abstract: This study is a systematic review of harm reduction strategies aimed at adolescents who use psychoactive substances. The guiding question was: What are the published harm reduction strategies aimed at adolescents who use psychoactive substances in national and international literature. A bibliographic survey was carried out in a Portuguese and English publication of the last 12 years hosted in the Pubmed, Medeline, Scorpus, Lilacs, Cinhal databases. 14 articles were selected and analyzed. After the selection of the corpus, two categories were identified: a) Harm reduction strategies aimed at adolescents who use psychoactive substances; b) Harm reduction approach for projects and programs aimed at adolescents who use psychoactive substances. The first category describes the actions developed by the intervention projects with the adolescents in order to minimize the damage caused by the use of psychoactive substances. The second category showed the way in which the programs were presented and how it was to work with harm reduction strategies with adolescents. The results present harm reduction strategies as a set of actions and practices developed to equip adolescents with knowledge and skills that strengthen their potential consequences by decreasing their vulnerability to substances and associated damage. Harm reduction programs have addressed harm reduction from two perspectives: preventive and treatment. Actions and practices are developed with teenagers in the form of drug education classes, brief motivational interview interventions and therapy. Final considerations: the evidence identified in the researched articles shows that programs that are based on life skills training are more likely to be effective than the provision of information - which is ineffective. However, these programs must be developed in a broader context that considers the psychosocial aspects of the participants, interventions must be guided by the development and strengthening of skills and competences.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227164
Date: 2021


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