Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental

Show full item record

Title: Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
Author: Fortes, Lizeane Borges
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de investigar a contribuição da Modelagem Matemática e dos Registros de Representação Semiótica no ensino-aprendizagem de Sistemas de Equações Lineares no Ensino Fundamental. Para isso, foi implementada em uma escola da rede pública municipal de Porto Alegre, em caráter experimental, a aplicação de uma sequência didática elaborada integralmente pela autora. Analisando os dados coletados na pesquisa, obtidos por meio das produções e interações dos estudantes mediante as atividades propostas, foi possível concluir que a abordagem da Modelagem Matemática, associada à transversalidade no ensino, contribuiu para o entendimento dos conteúdos matemáticos estudados, melhora da autoestima, desenvolvimento da autonomia, e demais competências elencadas pela BNCC, tais como ética e cidadania, e aspectos relevantes da Educação Ambiental, como a importância do cuidado com o espaço que habitam. Além disso, e considerando o escopo do Ensino Fundamental, nesta dissertação também foram abordados alguns métodos de resolução de Sistemas de Equações Lineares em Rn.Abstract: This work aims to investigate the contribution of Mathematical Modeling and Registers of Semiotic Representations in the teaching-learning of Linear Systems of equations in Elementary School. For this purpose, it was implemented in a public school from Porto Alegre, on an experimental basis, the application of a didactic sequence drawn up entirely by the author. Analyzing the data collected in the research, obtained by means of the students' productions and interactions through the proposed activities, it was possible to conclude that the Mathematical Modeling approach, associated with transversal teaching, contributed to the understanding of the studied mathematical content, improvement of self-esteem, developing of autonomy, and other skills listed by BNCC, such as ethics and citizenship, and relevant aspects of Environmental Education. For instance, the importance of take care of the space they dwell. In addition, and considering the Elementary School scope, in this work, some methods for solving Linear Systems of equations in Rn is also addressed.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226998
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PMTM-P0054-D.pdf 22.19Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar