O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais

DSpace Repository

A- A A+

O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Vieira, Felipe
dc.contributor.author Maestri, Nadir Boing
dc.date.accessioned 2021-08-23T14:05:20Z
dc.date.available 2021-08-23T14:05:20Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 372587
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226940
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021.
dc.description.abstract No processo de implementação da BNCC, muitos desafios estão postos. Esta pesquisa tem como objetivo maior trazer orientações aos professores de Matemática dos anos finais para auxiliá-los na superação desses desafios. Para melhor compreender sua essência, a pesquisa trata das convergências e mudanças trazidas pela Base em relação aos PCN, nos aspectos gerais da Educação e nos específicos da área de Matemática. Dado que a BNCC adota como princípio o ensino por competências e habilidades, tais conceitos são tratados de forma a não somente ampliar a compreensão conceitual, mas revela as implicações desse enfoque para a prática docente. Na sequência, discorre sobre o alinhamento de sequências didáticas ao desenvolvimento de competências, segundo o referencial de Antoni Zabala. Apresenta as características e etapas de elaboração das sequências didáticas por tipologia de conteúdo, descrevendo cada uma delas. Para exemplificar, relata todo o processo de elaboração de uma sequência didática para trabalhar uma habilidade proposta para o sétimo ano, destacando a atuação do professor no processo de aplicação da mesma. Da análise dos dados, emergem reflexões que determinam orientações com possibilidade de aprimorar a prática docente neste momento crucial do cenário educacional do país.
dc.description.abstract Abstract: In the process of implementing the BNCC, many challenges are encountered. The objective of this research is to provide a guide to Mathematics teachers in the final years to overcome such challenges. To better understand its essence, the research deals with the convergences and changes brought by the Base in relation to the PCN, in general aspects of Education and in specific aspects of the Mathematics. Given that BNCC has, as a principle, teaching by competences and skills, such concepts are treated in a way that not only broadens the conceptual understanding, but reveals the implications of this approach for teaching. Then, it discusses the alignment of didactic sequences to the development of skills, according to Antoni Zabala, and presents the characteristics and stages of the elaboration of didactic sequences by type of content. To exemplify, it reports the entire process of developing a didactic sequence to work on a proposed skill for the seventh grade, highlighting the teacher's role in the process of applying it. From the data analysis some thoughts emerge, determining guidelines with the possibility of improving teaching practice at this crucial moment in the country's educational scenario. en
dc.format.extent 116 p.| il., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Matemática
dc.subject.classification Professores de matemática
dc.subject.classification Competências essenciais
dc.title O ensino por competências e habilidades na BNCC: algumas orientações aos professores de Matemática dos anos finais
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)
dc.contributor.advisor-co Richetti, Graziela Piccoli


Files in this item

Files Size Format View
PMTM-B0004-D.pdf 3.286Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar