Educação não-formal e território: uma investigação sob o olhar da Psicologia em Florianópolis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação não-formal e território: uma investigação sob o olhar da Psicologia em Florianópolis

Mostrar registro completo

Título: Educação não-formal e território: uma investigação sob o olhar da Psicologia em Florianópolis
Autor: Rehen, Jade Mazza Kastrup Carneiro
Resumo: O projeto “Educação não formal e território: uma investigação sob o olhar da Psicologia em Florianópolis” teve como objetivo geral investigar oportunidades educadoras na cidade de Florianópolis que se configuram como alternativas à escolarização formal para os jovens. Investigamos, sob o olhar da psicologia, a articulação entre território e educação na produção de memórias coletivas. No estudo bibliográfico desses conceitos utilizamos como referenciais teóricos, Milton Santos, Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin e Vigotski. Partimos do encontro do grupo de pesquisa com uma iniciativa de educação não-formal no Morro da Queimada, escutamos os entrelaçamentos entre território e memória na produção da vida cotidiana. Foi possível entrever, nas práticas educadoras, uma intrincada relação com as vivências no e do território na produção de memórias de um coletivo. Tais práticas de educação apresentaram-se comprometidas com a emancipação dos sujeitos, de modo a tensionar narrativas hegemônicas que privilegiam determinadas vozes em detrimento de outras no processo da história oficial.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226623
Data: 2021-08-22


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Jade video PIBIC 2021 final.mp4 57.56Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar