Critérios de transparências nas instruções aos autores de revistas científicas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Critérios de transparências nas instruções aos autores de revistas científicas

Mostrar registro completo

Título: Critérios de transparências nas instruções aos autores de revistas científicas
Autor: Cardoso, Matheus
Resumo: Este relatório de pesquisa de iniciação científica é um recorte do projeto trienal de bolsa de produtividade em pesquisa do orientador, na temática “Revisão por pares”. O objetivo desta pesquisa de iniciação científica foi descrever a incidência de um conjunto definido de 11 critérios de transparência expressos por revistas científicas em suas instruções para autores, como requisito para aceitar a submissão de artigos. A abordagem metodológica é o levantamento documental on-line a partir de instruções aos autores encontradas nos sítios web de revistas científicas. O levantamento trata de verificar o quanto cada revista analisada incorpora os princípios de transparência em suas instruções aos autores, cotejando esse resultado com a reputação de cada revista segundo indicadores usuais, como o estrato Qualis e o índice h5 do Google Scholar. De 43 revistas brasileiras de ciência da informação encontradas, 32 tinham website com instruções aos autores. O atendimento aos 11 critérios foi caracterizado dicotomicamente como "sim" ou "não", com 15 revistas sem atender a qualquer dos 11 critérios. A correlação entre a quantidade de critérios atendidos e o estrato Qualis da revista foi de +0,18. Essa baixa correlação é preocupante, dado que há revistas brasileiras pertencentes a bases de dados internacionais, com Qualis elevado, bem como revistas que funcionam de forma incipiente, mas essa diferença não implicou num atendimento a critérios de transparência claramente diferenciados entre esses extremos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226573
Data: 2021-08-22


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PIBIC 2020-2021.mp4 11.70Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar