Evidências de validade do Teste Stroop de Cores e Palavras para adultos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Evidências de validade do Teste Stroop de Cores e Palavras para adultos

Mostrar registro completo

Título: Evidências de validade do Teste Stroop de Cores e Palavras para adultos
Autor: França, Yasmin Silveira
Resumo: O projeto intitulado ‘Evidências de validade do Teste Stroop de Cores e Palavras para adultos’ buscou investigar as concepções do conceito de validade através da revisão narrativa de literatura no tema. Foi problematizada a concepção clássica, embasada no modelo trinitário, e apresentada a concepção contemporânea, ou modelo da rede nomológica, consagrada pelo Standards for educational and psychological testing, que altera o modo como se pensa a validade ao passar a tratar toda a validação como um processo de teste de hipóteses, centrando-se na busca por evidências que sustentam as interpretações das pontuações dos testes para os usos propostos. A pesquisa intenciona contribuir com o estudo da concepção contemporânea de validade, tendo como objetivo tornar esse conteúdo tangível ao conhecimento de estudantes de psicologia e interessados na área de psicometria. Ao que tange às atribuições das atividades da aluna bolsista, em decorrência do surgimento da pandemia de Covid-19, foi possível concretizar as atividades de revisão de literatura e produção de um artigo científico intitulado ‘Evidências de validade: um olhar contemporâneo’, feito pela bolsista Yasmin Silveira França em parceria com a estudante Stefany Lunkes, a doutoranda Vanessa Brandelero Abi-Abib e o professor orientador Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes. Além disso, a bolsista produziu um resumo baseado no artigo para o 10º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) de 2021, que será publicado nos anais do evento, juntamente com um PITCH para apresentação do trabalho. Adicionalmente, o artigo na íntegra está sendo submetido para uma revista no campo da avaliação psicológica e psicometria. Deste modo, conclui-se que esta pesquisa pôde colaborar com o fortalecimento da concepção contemporânea de validade no meio acadêmico.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Graduação em Psicologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226493
Data: 2021-08-22


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Vídeo SIC.mp4 12.83Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar