Identificação das necessidades de educação permanente em uma equipe de saúde ocupacional para a elaboração de uma tecnologia educacional pautada no just in time education

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Identificação das necessidades de educação permanente em uma equipe de saúde ocupacional para a elaboração de uma tecnologia educacional pautada no just in time education

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lino, Monica Motta
dc.contributor.author Zuanazzi, Eloisa Cesa
dc.date.accessioned 2021-08-23T11:06:59Z
dc.date.available 2021-08-23T11:06:59Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226379
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Teclogógica - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde - Enfermagem pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa visa identificar as necessidades de Educação Permanente em uma equipe de saúde do trabalhador para a elaboração de uma tecnologia educacional pautada no Just in Time Education (JiTE). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a equipe de saúde do trabalhador de uma empresa de grande porte. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e os dados foram submetidos à análise do conteúdo. Foram entrevistadas oito pessoas da equipe de saúde do trabalhador: dois auxiliares administrativos, um psicólogo, dois médicos, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um técnico de segurança do trabalho. A empresa organiza as capacitações por meio de uma área de Educação Corporativa, numa lógica tradicional, mediante treinamentos obrigatórios pautados em normativas e regulamentações. A equipe de saúde do trabalhador é referência nas formações relacionadas à saúde. Com a pandemia, as necessidades educacionais da empresa se transformaram. Para os profissionais da equipe de saúde do trabalhador, houve uma necessidade premente de atualização quanto às normas e rotinas relacionadas à pandemia e questões de biossegurança, ao passo que se acentuaram casos de funcionários com afastamentos por situações de doença. Acentuaram-se os acionamentos da equipe motivados por dúvidas e preocupações geradas por fake news. Ao ser apresentada a tecnologia JITEd, os entrevistados mostraram interesse e abertura, por agregar conteúdo seguro e rápido. Em função do período da pandemia houveram adaptações, antes seria realizada a técnica de triangulação de dados por meio de análise documental e observação não-participante, mas não foi possível acessar o ambiente investigado. Tendo em vista o contexto, a equipe de saúde do trabalhador indicou necessidades de educação mais focadas à Covid-19 e temas transversais, com abertura à tecnologia proposta não apenas ao setor de saúde ocupacional, mas para toda a empresa. pt_BR
dc.format.extent vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação Permanente pt_BR
dc.subject Educação em Saúde pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.subject Tecnologia Aplicada à Assistência à Saúde pt_BR
dc.subject Promoção da Saúde pt_BR
dc.title Identificação das necessidades de educação permanente em uma equipe de saúde ocupacional para a elaboração de uma tecnologia educacional pautada no just in time education pt_BR
dc.type Video pt_BR


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