A alfabetização científica e as aprendizagens essenciais na base nacional comum curricular do ensino fundamental

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A alfabetização científica e as aprendizagens essenciais na base nacional comum curricular do ensino fundamental

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Título: A alfabetização científica e as aprendizagens essenciais na base nacional comum curricular do ensino fundamental
Autor: de Oliveira, Thainá Furtado
Resumo: Este trabalho é parte da pesquisa que analisou os impactos da BNCC na disciplina de Ciências da Natureza e no processo de alfabetização científica dos estudantes. Os objetivos do projeto foram revistos para que as atividades acontecessem remotamente, impactando no acompanhamento presencial da implementação da BNCC e na oferta de oficinas. Assim, na primeira etapa realizou-se o estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular para analisar os fundamentos pedagógicos dos dois documentos e, também, as continuidades, avanços e retiradas em relação à BNCC. Na sequência, foram analisadas as potencialidades e limitações desses documentos para a promoção da alfabetização científica e tecnológica dos estudantes. Neste trabalho apresentamos a terceira etapa, que consistiu na análise das habilidades da área de Ciências da Natureza para identificar temas que possam favorecer a abordagem de questões sobre o mundo natural, social e tecnológico. Foi realizada uma pré-análise do texto de Ciências da Natureza e, entre as três unidades temáticas, há possibilidades para a abordagem de temas sociocientíficos mais diversificados em Matéria e energia, por exemplo, Ambiente, Recursos energéticos, Materiais e suas transformações e Transferência de informação e tecnologia. Em Vida e evolução há possibilidades de abordar temas relacionados à Saúde e doença e à Terra, água e recursos minerais. Por fim, em Terra e universo a ênfase está nos conhecimentos de Astronomia e Geociências, e os temas estão voltados aos Recursos minerais, à Qualidade do ar e atmosfera e ao Uso da Terra. A abordagem de temas sociocientíficos é recomendada por pesquisadores da área de Ensino de Ciências porque possibilitam evidenciar aos estudantes as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Na última etapa do projeto foi realizado o levantamento de trabalhos publicados em eventos sobre atividades em sala de aula relacionados à unidade temática matéria e energia.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina.Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação. Ciências Exatas e Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226284
Data: 2021-08-21


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