A composteira como meio de estudo para o ensino de Ciêncas da Natureza e Matemática: O papel da docência por área a partir de uma proposta prática, dialógica e reflexiva

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A composteira como meio de estudo para o ensino de Ciêncas da Natureza e Matemática: O papel da docência por área a partir de uma proposta prática, dialógica e reflexiva

Mostrar registro completo

Título: A composteira como meio de estudo para o ensino de Ciêncas da Natureza e Matemática: O papel da docência por área a partir de uma proposta prática, dialógica e reflexiva
Autor: Santos, Dandara Morgenstern dos; Santos, Dandara Morgenstern dos
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso trago para a discussão a composteira como elemento central de aplicação de metodologia participativa e possível de ser empregado o ensino por área. O curso de Educação do Campo, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, me proporcionou a oportunidade de comprovar essa hipótese. Diante dos pressupostos da Educação do Campo e do ensino por área, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de ensino alinhada com a perspectiva Freireana, a partir da composteira como sugestão de aprendizado na área das Ciências da Natureza e Matemática, refletindo e debatendo sobre as potencialidades que essa metodologia oferece aos estudantes. A experiência trata especificamente de uma proposta de estágio para o ensino médio, a partir da perspectiva por área de conhecimento e totalmente remota. O trabalho divide-se em três momentos, sendo o primeiro abordagens e discussões específicas sobre as fundamentações teóricas, o segundo apresenta a metodologia a partir da composteira, aprofundando a proposta geral do trabalho e compreendendo as temáticas e abordagens que a mesma proporciona e o terceiro que relata a experiência a partir dessa metodologia, trazendo-a como proposta prática do estágio de docência.In this Course Conclusion Work I bring to the discussion the composting as a central element for the application of participatory methodology and possible teaching by area. The Countryside Education course, at the Federal University of Santa Catarina - UFSC, provided me with the opportunity to prove this hypothesis. Given the assumptions of Rural Education and teaching by area, this work has as its main objective to present a teaching proposal aligned with the Freirean perspective, from the composting as a suggestion for learning in the area of ​​Natural Sciences and Mathematics, reflecting and debating about the potential that this methodology offers to students. The experience is specifically about an internship proposal for high school, from the perspective by knowledge area and totally remote. The work is divided into three stages, the first being specific approaches and discussions on the theoretical foundations, the second presents the methodology from the composting, deepening the general proposal of the work and understanding the themes and approaches that it provides and the third which reports the experience from this methodology, bringing it as a practical proposal for the teaching internship.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226233
Data: 2021-08-02


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_Dandara_assinado.pdf 856.6Kb PDF Visualizar/Abrir TCC- Educação do campo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar