Avaliação das Habilidades Culinárias em estudantes universitários de duas universidades brasileiras do sul do Brasil durante a pandemia da COVID-19

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Avaliação das Habilidades Culinárias em estudantes universitários de duas universidades brasileiras do sul do Brasil durante a pandemia da COVID-19

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jomori, Manuela Mika
dc.contributor.author Dezanetti, Talissa
dc.date.accessioned 2021-08-22T02:24:10Z
dc.date.available 2021-08-22T02:24:10Z
dc.date.issued 2021-08-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226205
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Nome do Departamento de Nutrição. pt_BR
dc.description.abstract As habilidades culinárias são definidas como a confiança, a atitude e a aplicação de conhecimentos individuais para desempenhar tarefas culinárias, desde o planejamento das refeições e das compras até o preparo dos alimentos, sejam esses in natura, minimamente processados, processados ou até mesmo ultra processados. Dado o contexto da pandemia da COVID-19, O objetivo do estudo foi avaliar as habilidades culinárias em estudantes de duas universidades brasileiras. As habilidades culinárias dos estudantes foram mensuradas através da aplicação do Questionário Brasileiro de Habilidade Culinária e Alimentação Saudável (QBHC) de forma online. Das 2061 respostas recebidas, 1919 estudantes se encaixavam nos critérios de inclusão do estudo. Desses estudantes, 73% possuem alta disponibilidade e acessibilidade de frutas e vegetais, 70,71% possuem alta Habilidade culinária e 50,65% possuem alto conhecimento culinário. Isso demonstra que mesmo em um contexto de pandemia os estudantes possuem acesso a alimentos frescos, levando assim, a um maior consumo de frutas e vegetais. Além disso, o alto nível de habilidades culinárias também influencia nas escolhas alimentares atuais e futuras dos estudantes. Por fim, a falta de conhecimento culinário, pode não influenciar na prática e escolhas culinárias, porém pode afetar a confiança e na atitude de cozinhar de quem não possui o conhecimento culinário. Dessa forma, esse estudo demonstra a importância de intervenções para disseminar informações para os estudantes adquirir conhecimento culinário e desenvolverem habilidades culinárias para aumentar sua confiança e atitude culinária, além de melhorar suas escolhas alimentares. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject habilidades culinárias pt_BR
dc.subject alimentação saudável pt_BR
dc.subject universitários pt_BR
dc.subject questionário pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.title Avaliação das Habilidades Culinárias em estudantes universitários de duas universidades brasileiras do sul do Brasil durante a pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.type Video pt_BR


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