Digitalização da vida e epistemologias emergentes: construindo uma abordagem cibernética a partir da antropologia

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Digitalização da vida e epistemologias emergentes: construindo uma abordagem cibernética a partir da antropologia

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Título: Digitalização da vida e epistemologias emergentes: construindo uma abordagem cibernética a partir da antropologia
Autor: Walz, Silvia Rocha
Resumo: O Projeto denominado ‘Digitalização da vida e epistemologias emergentes: construindo uma abordagem cibernética a partir da antropologia’, trazia como questão principal compreender o uso cotidiano de mídias digitais para se informar sobre realidades no campo da política e saúde. O planejamento original do projeto contava com a utilização de um survey por amostragem em 2 cidades, entrevistas e grupos focais, além da observação participante. Com o agravamento da pandemia tivemos que realizar adaptações para metodologias remotas. Na primeira fase do projeto, cobrimos dois campos de literatura: sobre antropologia digital, como a formação de um grupo de leituras que abordou questões básicas sobre o tema, e sobre métodos digitais. Ainda na primeira fase, iniciou-se uma rodada de 5 entrevistas online, com indivíduos da rede pessoal da bolsista numa cidade do interior do Estado, e foi utilizado o método bola de neve. Na segunda etapa, montamos um questionário via formulário online, que foi distribuído em grupos no Facebook e WhatsApp, para então, num segundo momento, selecionar respondentes para realizar entrevistas via videochamada. O questionário versava principalmente sobre padrões de uso quotidiano de mídias digitais, e coletou-se 75 respostas. Recrutamos 10 para realização de entrevistas por videoconferência, conduzidas por roteiro. Na etapa final, buscou-se avaliar a validade de algumas categorias da literatura internacional interdisciplinar sobre novas mídias no caso dos usuários catarinenses. Destacou-se a relevância de alguns conceitos, notadamente o de ‘colapso de contextos’ e ‘eu-pistemologia’. Recomenda-se que a comparação urbano-rural possa ser feito na modalidade presencial. O principal produto do projeto é um capítulo em co-autoria da professora com as bolsistas. O texto se encontra em processo de redação e discute aspectos metodológicos da etnografia digital e aponta algumas das tendências epistêmicas levantadas no projeto.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225980
Data: 2021-08-19


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