A variação linguística na perspectiva comparada: estratégias da cortesia verbal em correspondências destinadas ao Maestro Mexicano Carlos Chávez

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A variação linguística na perspectiva comparada: estratégias da cortesia verbal em correspondências destinadas ao Maestro Mexicano Carlos Chávez

Mostrar registro completo

Título: A variação linguística na perspectiva comparada: estratégias da cortesia verbal em correspondências destinadas ao Maestro Mexicano Carlos Chávez
Autor: Botkowski, Junia
Resumo: O projeto de investigação ‘Estudios en Corpus del español escrito con marcas de oralidad’ (CEEMO), coordenado pela Professora Doutora Leandra Cristina de Oliveira, busca descrever e analisar fenômenos linguísticos do espanhol, considerando as diversidades da língua, especialmente nos gêneros escritos que contêm marcas de oralidade, como peças teatrais, mídia audiovisual e correspondências (MARCUSCHI, 2001; KOCH, OSTERREICHER, 2007; OLIVEIRA et al., 2019). Estas últimas são o objeto da fase IV do projeto, da qual tive a oportunidade de participar como bolsista PIBIC nos meses de julho e agosto de 2021. O plano de atividades nesta etapa envolvia a transcrição, revisão, análise e descrição de fenômenos relacionados à cortesia verbal (BROWN; LEVINSON, 1987; HAVERKATE, 1994; CALSAMIGLIA; TUSÓN, 2012) e às formas de tratamento (BROWN; GILMAN, 1968) nas missivas intercambiadas entre o Maestro Mexicano Carlos Chávez e residentes de diversos países hispano-americanos. Contudo, em razão das dificuldades enfrentadas ao longo do projeto e do curto tempo que permaneci como bolsista, ative-me à revisão da transcrição de 39 cartas trocadas entre o Maestro e residentes da Argentina, levando em consideração as normas de trabalho para esse gênero (CEEMO, 2017), e a formulação de hipóteses relacionadas às estratégias presentes nas saudações dessas missivas, conjecturando a respeito da forma em que elas influenciam e regulam as relações interpessoais apresentadas. Ao mesmo tempo em que extremamente desafiadora a posição de assumir um posto de pesquisa científica com seu ciclo chegando ao final, acredito que pude contribuir para o seguimento do projeto a partir da conclusão de parte do corpus mencionado e da formulação de hipóteses que poderão ser melhor desenvolvidas nas etapas seguintes da investigação. Da mesma forma, a oportunidade foi fundamental para o aprimoramento da minha formação acadêmica.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225813
Data: 2021


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
videosicjuniabotkowski.mp4 50.86Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar