O ensino de Língua Portuguesa no Estágio Supervisionado do curso de Letras Português

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O ensino de Língua Portuguesa no Estágio Supervisionado do curso de Letras Português

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Monguilhott, Isabel de Oliveira e Silva
dc.contributor.author Bacelar, Helena Quiroga
dc.date.accessioned 2021-08-16T10:29:31Z
dc.date.available 2021-08-16T10:29:31Z
dc.date.issued 2021-08-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225793
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa analisa 54 propostas de ensino na forma de relatórios finais de estágio implementadas de 2011 a 2020 sob a orientação da Prof. Drª Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott e da Prof. Drª Maria Izabel de Bortoli Hentz aplicadas no Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I e II do curso de Letras Português. A análise ancora-se em Volóchinov (2017), Bakhtin (2016), Antunes (2003, 2009), Geraldi (1991) e Lima (2012) objetivando identificar quais pressupostos teóricos norteiam a prática dos estagiários, qual o foco organizador do trabalho com as práticas de uso da língua e como esse trabalho acontece a fim de constituí-las em um material pedagógico disponível para consulta por parte de estagiários e professores da educação básica. A metodologia seguida consistiu na sistematização e na análise dessa sistematização que se deu por meio de uma tabela e uma segunda organização das propostas que se deu por meio de um modelo de documento com informações que contextualizam o projeto de docência produzido pelos estagiários, apresentam os objetivos e a metodologia da proposta a fim de que pudessem servir como material pedagógico para consulta. O estudo demonstrou que a organização do trabalho com as práticas de uso da língua a partir de um gênero do discurso preponderou. Com relação às atividades com as práticas de uso da língua, na maior parcela das propostas de ensino, a oralidade e a leitura são as práticas de uso da língua mais trabalhadas e a análise linguística é a prática menos trabalhada. Considerando os contextos de implementação das propostas de ensino, conclui-se que há coerência entre a prática dos estagiários e a teoria que norteia a prática por eles apresentada. Por fim, o material pedagógico de consulta foi inserido no Repositório Institucional da UFSC em coleções específicas criadas para o projeto. pt_BR
dc.format.extent Resumo + Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ensino de Língua pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Estágio Curricular em Língua Portuguesa pt_BR
dc.title O ensino de Língua Portuguesa no Estágio Supervisionado do curso de Letras Português pt_BR
dc.type Video pt_BR


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