Ambientes de Trabalho Saudáveis e processo de ensino-aprendizagem em enfermagem: Scoping Review

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Ambientes de Trabalho Saudáveis e processo de ensino-aprendizagem em enfermagem: Scoping Review

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Título: Ambientes de Trabalho Saudáveis e processo de ensino-aprendizagem em enfermagem: Scoping Review
Autor: Manoel, Mayara Souza
Resumo: Introdução: define-se como Ambientes de Trabalho Saudáveis aqueles em que todas as pessoas implicadas colaboram para a efetividade de um processo de melhoria contínua da promoção e proteção da saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores bem como objetivam a sustentabilidade do ambiente de trabalho. Considerando o aspecto relacional da formação em enfermagem, articulam-se as perspectivas de estudantes e docentes sobre os ambientes do processo ensino-aprendizagem. Nesta interface entre os contextos dos ambientes do trabalho em saúde e da formação em enfermagem e das relações entre trabalhadores, docentes e estudantes, emergiu o presente estudo cujo objeto, Ambientes de Trabalho Saudáveis, insere-se no contexto da formação profissional. Objetivo: identificar na produção científica a relação entre ‘Ambientes de Trabalho Saudáveis’ ou ‘Ambientes Favoráveis de Prática’ e o processo ensino aprendizagem no ensino superior de enfermagem. Método: Trata-se de um projeto de pesquisa para Iniciação Científica com objetivo de desenvolver um scoping review, conforme o referencial do Joanna Briggs Institute. Foi realizada busca nas bases de dados PubMed/MEDLINE, EMBASE, Scopus, Web of Science, CINAHL, LILACS e BDENF, em novembro de 2020. A questão norteadora orientada pela estratégia mnemônica PCC (População, Conceito e Contexto) foi: Qual a produção científica sobre ‘Ambientes de Trabalho Saudáveis’ ou ‘Ambientes Favoráveis de Prática’ e o processo ensino-aprendizagem no ensino superior de enfermagem? Os dados passaram por análise descritiva, bibliométrica, e exploratória em que os objetivos, resultados e conclusões consistiram no corpus da análise de conteúdo segundo Bardin. Resultado: após a primeira análise, das 386 referências identificadas, 83 foram selecionadas para serem lidas na íntegra, das quais 56 fizeram parte da amostra final. A partir da análise de conteúdo da amostra foram elaboradas duas categorias. A primeira categoria denomina-se ‘Ambientes de Trabalho Saudável: espaços do ensino e dos serviços de saúde’. Esta categoria é composta por três subcategorias: ‘Ambiente acadêmico institucional na perspectiva dos estudantes’ (seis referências); ‘Ambiente do cuidado na perspectiva dos estudantes’ (nove referências); ‘Condições de trabalho docente’ (22 referências). A segunda categoria recebeu o título de ‘Estratégias de promoção de Ambiente Saudável’ (30 referências). Conclusão: Os achados da revisão demonstraram que a relação entre os objetos em contextos da formação em enfermagem evidencia experiências de estudantes em ambientes das instituições de ensino e dos serviços de saúde. Acerca das práticas dos docentes emergiram as condições de trabalho em âmbitos de infraestrutura, subjetividades e organização institucional e políticas do trabalho. Sobre o desenvolvimento do planejamento da pesquisa de Iniciação cientifica considera-se o alcance dos objetivos desde a aproximação do bolsista com a temática do projeto e seus aspectos metodológicos até sua efetiva participação em todo processo de revisão (elaboração do protocolo e implementação da busca em bases de dados com bibliotecária, seleção dos estudos da amostra a partir da leitura dos títulos e resumos e leitura na integra até a composição final do escopo, análise dos dados e discussão). Ainda, foram produzidos dois resumos, um para evento internacional e outro para evento nacional. O acompanhamento de todas as etapas ocorreu de forma remota em decorrência da Pandemia de Covid-19, contudo, não houve prejuízos para execução da proposta inicial.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225792
Data: 2021


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