Estratégias de comercialização de energias renováveis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estratégias de comercialização de energias renováveis

Mostrar registro completo

Título: Estratégias de comercialização de energias renováveis
Autor: Pereira, Luísa Zeredo
Resumo: A crescente demanda de eletricidade no Brasil exige uma maior geração de energia elétrica no país. Além disso, exige que esta geração seja feita de forma eficiente, com uma matriz elétrica mais diversa e cada vez mais renovável. Neste sentido, o papel do mercado de energia brasileiro é fundamental. O mercado está divido em ambiente de contratação regulado (ACR) e ambiente de contratação livre (ACL). Portanto, os consumidores cativos participam do ambiente regulado, ou seja, só podem comprar energia das distribuidoras detentoras da concessão ou permissão na área onde se localizam. Já os consumidores livres participam do ambiente livre, ou seja, podem comprar energia livremente dentro do mercado. O objetivo deste estudo é fazer uma análise do mercado híbrido brasileiro, onde estão presentes os ambientes de contratação regulado e livre, e seu papel na eficiência no setor de energia elétrica do país. Conclui-se que para as características do país, essa é a configuração do mercado que atende melhor os investidores e a população. Além disso, a participação e incentivos do governo são essenciais para o crescimento do setor elétrico.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica; Universidade Federal de Santa Catarina; Centro Tecnológico; Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225765
Data: 2021-08-12


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
VIDEO PIBIC 2021 2.mp4 44.37Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar