Análise de dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa (Brasil Lattes) sobre a ancoragem teórica de grupos voltados para a alfabetização

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise de dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa (Brasil Lattes) sobre a ancoragem teórica de grupos voltados para a alfabetização

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Aguiar, Maria Aparecida Lapa de
dc.contributor.author Ribeiro, Laura Luzietti
dc.date.accessioned 2021-08-12T12:25:56Z
dc.date.available 2021-08-12T12:25:56Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225746
dc.description Divulgação Científica para a Comunidade Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.description.abstract O presente projeto de Iniciação Científica intitulado “Análise de dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa (Brasil Lattes) sobre a ancoragem teórica de grupos voltados para a alfabetização”, relaciona-se a um projeto maior coordenado pela professora Maria Aparecida Lapa de Aguiar entre 2017/2021, que teve como objetivo geral aprofundar a temática alfabetização, por meio do estado do conhecimento nos grupos de pesquisa certificados no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na busca de identificar a ancoragem teórica que os sustentam. Construímos um caminho metodológico com a orientadora a partir dos descritores ‘linguagem’ e “alfabetização” no link ‘Buscar grupos’ no diretório do portal CNPq; assinalando o status atualizado e líder. Foram utilizados os filtros das Grandes Áreas das Ciências Humanas (na área específica da Educação) e Linguística, Artes e Letras (nas áreas específicas de letras e linguística), na intenção de identificar os grupos afinados com a pesquisa. Encontramos com esta busca 200 grupos e após análise e cruzamento dos descritores, permaneceram um total de 69 grupos voltados para alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados encontrados foram organizados em quadros com os nomes dos grupos, seus líderes, área de predominância e instituição. Em uma outra etapa, escolheu-se 13 grupos representativos de várias universidades e regiões do país e realizou-se a leitura e análise de resumos de teses e dissertações orientadas pelas/as líderes destes grupos, com o recorte temporal 2013-2018. A partir da pesquisa e resultados encontrados, elaboramos trabalhos para dois eventos: V CONBALF e 40ª Reunião da ANPED. Conclui-se que os achados tendem a sinalizar que os grupos refletem/refratam indícios relacionados à perspectiva histórico-cultural, à abordagem discursiva de linguagem e aos estudos sobre letramento, como tendências mais evidentes em suas ancoragens teóricas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Grupos de Pesquisa pt_BR
dc.subject Ancoragem Teórica pt_BR
dc.title Análise de dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa (Brasil Lattes) sobre a ancoragem teórica de grupos voltados para a alfabetização pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Laura - 31° SIC (Legendado).mp4 165.9Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar