Os Desafios da Educação Especial Nas Escolas Do Campo

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Os Desafios da Educação Especial Nas Escolas Do Campo

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Título: Os Desafios da Educação Especial Nas Escolas Do Campo
Autor: Schvartz, Marluce Ramos Matauro
Resumo: A Educação é um direito que foi garantido na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Ela é um direito fundamental e o Estado tem o dever de educar a todos e todas. Neste sentido, o objetivo dessa pesquisa foi analisar os desafios da educação especial vivenciados por professores/as de escolas públicas de ensino regular do município de Alfredo Wagner/SC, considerando a estrutura da escola, a formação inicial e continuada dos/as professores/as, a metodologia voltada para uma educação que contribua para o aprendizado do/a estudante com necessidade educacional especial. A pesquisa foi realizada em 2 (duas) escolas públicas da cidade de Alfredo Wagner, sendo 1(uma) municipal e a outra Estadual. A pesquisa contou com 11 professores das áreas de ciências da natureza e matemática, 2(duas) professoras do Atendimento Educacional Especializado e 10 estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Santa Catarina. A metodologia usada na pesquisa foi de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com aplicação de questionário aos/às professores/às das escolas e aos/às estudantes do Curso de Educação do Campo. Os resultados mostraram que os maiores desafios da Educação Especial nas Escolas públicas de Alfredo Wagner/SC, são a falta de formação inicial e continuada dos/as professores/as, falta de incentivo para qualificação do trabalho, além da a falta de estrutura nas escolas que não são apropriadas para receber estudantes com deficiência. Sendo assim, faltam políticas públicas para a educação especial nas escolas do campo. Para os estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo existe uma insegurança em trabalhar com estudantes com necessidades educacionais especiais, mesmo com as disciplinas do curso que são voltadas para essa formação. De uma forma geral, consideramos essencial investir em recursos para que a educação especial deixe de ser apenas um protocolo obrigatório na legislação e passe a ser uma realidade para o/a estudante com deficiência, para as escolas públicas e universidades.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225745
Data: 2021-08-05


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