Abstract:
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O presente trabalho apresenta um estudo de caso, realizado no setor de Compras e Licitações, da Prefeitura Municipal de Joinville – SC, responsável pelas aquisições de materiais e medicamentos para a rede pública de saúde. O presente trabalho busca propor uma metodologia de gestão de compras para a rede pública de saúde, no campo das ciências sociais aplicadas. Como procedimentos adotados, primeiramente foi feita uma fundamentação teórica buscando aprimorar alguns conhecimentos do estudo. Após a fundamentação teórica, foi realizada uma entrevista com 2 analistas de almoxarifado, 1 analista de compras e 2 gestores (médicos) do Hospital São José, a fim de buscar e esclarecer informações a respeito dos procedimentos adotados no processo de aquisição de materiais para o desenvolvimento adequado do Estudo de Caso. Além disso, o setor estudado apresenta em suas operações de compras, uma gestão de compras de materiais, medicamentos e serviços eficazes, mas com deficiência no processo. Assim, a presente pesquisa garante que a qualificação nesta área é necessária para a oferta de serviços de qualidade aos usuários da rede púbica de saúde. As informações analisadas demonstram que a sistemática atual é eficaz, mas também apresenta possibilidades de melhorias no processo. Além disso, este estudo contribui para melhorar a eficiência dos processos estudados, apontando deficiências existentes e propor formas de corrigi-las, concluindo com a apresentação de novos procedimentos como sugestão aos processos analisados. |