Importância da atuação estatal, por meio de políticas afirmativas, na democratização do acesso ao ensino superior junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Importância da atuação estatal, por meio de políticas afirmativas, na democratização do acesso ao ensino superior junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Knoll, Alessandra
dc.contributor.author Oliveira, Renata Paes de
dc.date.accessioned 2021-07-23T11:48:32Z
dc.date.available 2021-07-23T11:48:32Z
dc.date.issued 2021-06-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225172
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública. pt_BR
dc.description.abstract Desde a implementação da legislação relativa à adoção de Políticas de Ações Afirmativas para reserva de vagas via cotas nas instituições de ensino federal, houve a necessidade de uma série de adaptações. O tema segue polêmico, sendo tanto defendido quanto criticado, embora o próprio Supremo Tribunal Federal já tenha decidido pela sua constitucionalidade. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) seguiu a legislação aprovada em 2012 e, desde sua implementação, em 2013, reservou parcela de suas vagas para nichos específicos da população, conforme cronograma estabelecido, até chegar na reserva de metade de suas vagas para ingresso via cotas, praticado atualmente. Ao gestor público da UFSC coube estabelecer estratégias para adaptar a instituição ao novo contexto, em um espaço curto de tempo. Um dos principais questionamentos levantados acerca da política de cotas trata da manutenção da qualidade do ensino ofertado pelas universidades, considerando a preparação dos alunos ingressantes via cotas em comparação àqueles da ampla concorrência. A pesquisa analisou os dados do período de 2013 a 2019 relativos a cinco cursos: medicina, jornalismo, engenharia civil, direito diurno e administração noturno. Os dados coletados evidenciam que há uma grande disparidade entre as notas alcançadas pelos candidatos no concurso vestibular, mas que esta não necessariamente se reflete na performance acadêmica, visto que os índices relativos à performance dos acadêmicos, comparando a média do IAA dos alunos ingressantes via cota e ampla concorrência no mesmo período tiveram diferença não significativa na maior parte dos casos. Da mesma maneira, os índices relativos ao abandono e permanência dos estudantes nos cursos analisados guardam semelhança entre cotistas e não cotistas, no período de 2013 a 2019. Por sua vez, os índices de desempenho global da instituição, no que diz respeito a rankings nacionais e internacionais, além do conceito no ENADE, permanecem estáveis e alguns até mesmo melhores do que antes da implementação da política de cotas. pt_BR
dc.format.extent 101 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject cotas pt_BR
dc.subject gestão pública pt_BR
dc.subject desempenho acadêmico pt_BR
dc.subject meritocracia pt_BR
dc.subject políticas de ação afirmativa pt_BR
dc.title Importância da atuação estatal, por meio de políticas afirmativas, na democratização do acesso ao ensino superior junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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