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Abstract:
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O clima organizacional indica como o ambiente é percebido pelas pessoas, em um 
ambiente laboral, servindo para demonstrar, por conseguinte, o grau de satisfação ou 
insatisfação dos colaboradores de uma organização quanto a determinados fatores. 
Através de uma pesquisa de clima organizacional, os gestores têm o feedback
necessário para adotar medidas a fim de aumentar a satisfação e a motivação dos 
indivíduos que trabalham na organização, o que pode contribuir com uma maior 
eficiência no serviço prestado. Partindo dessa ideia, o presente trabalho tem por 
objetivo analisar a percepção dos servidores a respeito do clima organizacional no 
âmbito da Secretaria de Administração e Fazenda do município de Urubici. Vale 
explicar que o referido órgão público nunca realizou uma pesquisa dessa natureza, 
sendo este estudo importante para direcionar a administração quanto aos pontos que 
podem ser melhorados. Tendo por base o objetivo geral traçado, esta pesquisa 
caracteriza-se como descritiva, pois visa descrever a percepção dos servidores 
públicos acerca do clima organizacional, com natureza de caráter quanti-qualitativa, 
de modo a compreender qual a visão dos participantes deste estudo. O trabalho é, em 
suma, um levantamento de campo, com a aplicação de questionário através de
perguntas fechadas que analisaram sete dimensões: comunicação organizacional, 
liderança, desenvolvimento profissional, relacionamento interpessoal, remuneração e 
benefícios, condições do trabalho e satisfação pessoal. Ao final, concluiu-se que a 
comunicação organizacional bem como a remuneração e os benefícios podem ser 
compreendidos como pontos fracos da Secretaria de Administração e Fazenda do 
município de Urubici, pois foram as dimensões que receberam a pior média na 
pesquisa, enquanto liderança, desenvolvimento profissional, relacionamento 
interpessoal, condições de trabalho e satisfação pessoal são considerados pontos a 
melhorar, uma vez que receberam uma avaliação que pode ser considerada 
intermediária. A partir desses resultados, infere-se que a administração superior deve 
adotar providências para melhorar o clima do órgão, valendo-se, para tanto, de 
mecanismos que propiciem ouvir a opinião dos servidores públicos, para que esse 
processo seja construído de forma conjunta. |