Abstract:
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O presente trabalho tem como objetivo investigar a existência de publicações, na área de
Ensino de Física, que envolvem a Educação em Direitos Humanos (EDH). A identificação
destas produções acadêmicas deve facilitar o acesso de professores e o desenvolvimento de
pesquisas futuras sobre o assunto. A partir da metodologia da análise de conteúdo (BARDIN,
2011) foram levantados artigos envolvendo a EDH em eventos que contemplam o Ensino de
Física, no período de 2012 a 2019. Foi possível detectar um crescimento nas publicações,
referentes a perspectiva analisada, em eventos mais recentes. Os trabalhos encontrados
relatam desafios a serem superados e contribuições no campo da pesquisa em Ensino de
Física e também no ambiente escolar. Cabendo destaque, como desafios, o diagnóstico de
violações dos DH, as imposições da cultura hegemônica e barreiras culturais que prejudicam a
inclusão e o empoderamento das minorias. Entre as contribuições, apresentadas pelos
trabalhos encontrados, merecem destaque: o desenvolvimento de propostas metodológicas,
propostas de transformação dos conteúdos de ciências e práticas com a intenção de formar
professores na perspectiva de EDH. |