Abstract:
|
Este estudo buscou analisar a motivação de atletas da ginástica rítmica para as aulas de educação física escolar. O instrumento utilizado foi o questionário Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOC), o instrumento de coleta foi traduzido e validado para a versão da língua portuguesa do Brasil por Guedes Bernardes e Yamaji (2020). O questionário possui 20 questões relacionadas a motivação no âmbito da educação física escolar, sendo respondidas através de escala Likert. Além disso foi adicionada uma questão referente ao conteúdo das aulas onde as participantes enumeravam o conteúdo que mais motivassem a participar das aulas. Participaram do estudo 15 atletas da ginástica rítmica da equipe de ginástica de São José- SC, com idades entre 09 a 16 anos. As informações foram descritas e analisadas mediante a tabulação dos resultados na planilha o Excel, posteriormente, feitos cálculos por meio do Índice de Autodeterminação. Os resultados indicaram que as atletas se sentem motivadas a participar das aulas de educação física escolar, e o principal conteúdo motivador é o conteúdo das ginásticas, seguidos de dança e esportes.
O estudo concluiu que as atletas se encontram motivadas intrinsecamente para a participação nas aulas de educação física, levando a perceber que a prática do esporte fora da escola, tem grande importância no envolvimento das ginastas nas aulas. |