Abstract:
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O ensino de química aliado a práticas experimentais é uma estratégia fundamental para a construção do conhecimento químico, possibilitando o estabelecimento de uma relação entre teoria e prática, que pode facilitar a aprendizagem dos educandos sobre os conceitos da química. As práticas experimentais incluem os experimentos demonstrativos realizados pelos docentes e os experimentos executados pelos próprios estudantes, e podem ser adaptadas de acordo com a realidade escolar. Este trabalho apresenta uma proposta experimental alternativa para análise colorimétrica de proteínas em amostras de alimentos. A proposta se fundamenta no método de biureto e no uso de imagens digitais obtidas e processadas com o auxílio de um aplicativo gratuito para smartphone, o PhotoMetrix. A curva de calibração e a iluminação do ambiente de captura da imagem digital foram investigados. A faixa de concentração linear foi avaliada de 0 a 3,2 g L-1 de albumina de clara de ovo, empregada como padrão de proteína. Os resultados obtidos empregando-se o método de imagens digitais foram comparados aos obtidos utilizando-se um espectrofotômetro comercial (método convencional). O método proposto para quantificação de proteínas apresentou-se simples e potencialmente útil para a realização em sala de aula, possibilitando que os estudantes participem da implementação do experimento e o relacionem com os conceitos químicos estudados. |