Abstract:
|
Frequentemente, o ensino de química é descontextualizado e marcado pela memorização, acarretando na desmotivação dos estudantes. A História da Ciência (HC) vem sendo sinalizada como fator de aproximação dos estudantes com as questões de desenvolvimento da ciência, podendo humanizá-las. Neste trabalho apresenta-se uma análise dos cinco episódios da série de TV Chernobyl (2019) realizada quanto aos aspectos de radioatividade e de História da Ciência, bem como questões éticas, sociais, econômicas, políticas e culturais que permearam a narrativa da obra. Além disso, foram estruturados dois textos para embasamento conceitual do professor de modo a ampliar as discussões envolvidas no ensino de radioatividade. Os textos complementares produzidos, tratam sobre o contexto histórico da radioatividade e o funcionamento das usinas nucleares. Foram construídos em layout atrativo e de tamanho moderado, além de linguagem acessível, buscando facilitar a aceitação e compreensão por parte tanto dos professores quanto dos alunos. Diante da análise da série Chernobyl, esta obra audiovisual mostra potencial para ser utilizada como recurso didático no ensino de radioatividade e da HC, ainda mais quando aliada às discussões trazidas na análise e nos textos de apoio. |