Competências digitais para a educação: Mapeamento e aplicação web com base em um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Competências digitais para a educação: Mapeamento e aplicação web com base em um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fiuza, Patricia Jantsch
dc.contributor.author Bereta, Jonatan Santos
dc.date.accessioned 2021-05-25T20:45:13Z
dc.date.available 2021-05-25T20:45:13Z
dc.date.issued 2021-05-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223911
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta um estudo sobre o emprego das tecnologias digitais na educação e as competências digitais necessárias para um melhor aproveitamento destas tecnologias no contexto escolar. Para o alcance dos objetivos, um estudo sobre a temática foi realizado descrevendo o cenário educacional quanto ao emprego das tecnologias digitais, bem como apresenta um estudo realizado a partir de um curso de extensão realizado a distância com 153 professores de uma rede pública de educação durante a pandemia do Coronavírus no ano de 2020 que buscou desenvolver competências para o uso de tecnologias digitais especificamente para atividades pedagógicas não-presenciais, popularmente chamado de ensino remoto, modalidade de ensino que teve maior relevância durante a pandemia como alternativa e adaptação ao ensino presencial devido às restrições de isolamento social. A partir dos resultados obtidos, o trabalho apresenta em seu desfecho um modelo de mapeamento de competências digitais para educação bem como apresenta um protótipo de uma aplicação web com a finalidade desenvolver competências digitais para profissionais da educação. pt_BR
dc.description.abstract This work presents a study about digital technologies in education and the digital skills necessary for a better use of these technologies in the school context. To achieve the objectives, a study about the tematic was donne describing the reality of the brazilian educational about digital technologies use, as well was donne a study carried out from an extension course conducted at a distance to 153 teacher from a public education network during the Coronavirus pandemic in 2020. This course helped teachers to develop skills for the use of digital technologies applied for remote teaching or non-classroom teaching, a teaching modality that had greater relevance during the pandemic as an alternative to classroom teaching during restrictions of social isolation. Based on the results obtained, the work presents a digitals skills mapping model for education and it presents too a web application prototype wich the purpose is to develop digital skills for education professionals. pt_BR
dc.format.extent 85 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Tecnologias Digitais pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Competências pt_BR
dc.subject Digital Technologies pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Skills pt_BR
dc.title Competências digitais para a educação: Mapeamento e aplicação web com base em um estudo de caso pt_BR
dc.title.alternative Digital skills for education: mapping and web application based on a case study pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_JonatanBereta_vfdc.pdf 2.454Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar