dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fiuza, Patricia Jantsch |
|
dc.contributor.author |
Bereta, Jonatan Santos |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-25T20:45:13Z |
|
dc.date.available |
2021-05-25T20:45:13Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223911 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o emprego das tecnologias digitais na
educação e as competências digitais necessárias para um melhor aproveitamento destas
tecnologias no contexto escolar. Para o alcance dos objetivos, um estudo sobre a temática foi
realizado descrevendo o cenário educacional quanto ao emprego das tecnologias digitais, bem
como apresenta um estudo realizado a partir de um curso de extensão realizado a distância
com 153 professores de uma rede pública de educação durante a pandemia do Coronavírus no
ano de 2020 que buscou desenvolver competências para o uso de tecnologias digitais
especificamente para atividades pedagógicas não-presenciais, popularmente chamado de
ensino remoto, modalidade de ensino que teve maior relevância durante a pandemia como
alternativa e adaptação ao ensino presencial devido às restrições de isolamento social. A partir
dos resultados obtidos, o trabalho apresenta em seu desfecho um modelo de mapeamento de
competências digitais para educação bem como apresenta um protótipo de uma aplicação web
com a finalidade desenvolver competências digitais para profissionais da educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work presents a study about digital technologies in education and the digital skills
necessary for a better use of these technologies in the school context. To achieve the
objectives, a study about the tematic was donne describing the reality of the brazilian
educational about digital technologies use, as well was donne a study carried out from an
extension course conducted at a distance to 153 teacher from a public education network
during the Coronavirus pandemic in 2020. This course helped teachers to develop skills for
the use of digital technologies applied for remote teaching or non-classroom teaching, a
teaching modality that had greater relevance during the pandemic as an alternative to
classroom teaching during restrictions of social isolation. Based on the results obtained, the
work presents a digitals skills mapping model for education and it presents too a web
application prototype wich the purpose is to develop digital skills for education professionals. |
pt_BR |
dc.format.extent |
85 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Tecnologias Digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Competências |
pt_BR |
dc.subject |
Digital Technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Skills |
pt_BR |
dc.title |
Competências digitais para a educação: Mapeamento e aplicação web com base em um estudo de caso |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital skills for education: mapping and web application based on a case study |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |