Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade e gamificação de E-commerces sob a ótica de usuários e especialista. Dentre os objetivos específicos, está a realização de pesquisa de campo com usuários e pesquisa com checklist de elementos de gamificação em E-commerces com especialista, verificando-se, dentre vários aspectos, as vantagens e desvantagens da compra online. Os procedimentos metodológicos consistem em uma pesquisa classificada como exploratória, descritiva e qualitativa composta por etapas como análise de professores especialistas, grupo foco, pré-teste e levantamento em larga escala através de questionário, captando 91 (noventa e uma) respostas válidas junto aos usuários de E-commerce. Evidenciam-se, como resultados, a satisfação dos usuários acerca da usabilidade dos E-commerces avaliados, além da percepção positiva sobre o envolvimento que elementos de gamificação poderiam gerar neste contexto. Destaca-se a baixa utilização de elementos de gamificação nos E-commerces analisados, o que demonstra um potencial a ser explorado, em trabalhos futuros. Dentre os E-commerces com mais elementos de gamificação destacam-se Mercado Livre e Adidas. |