ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO 6º ANO COM APOIO DE RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS: POSSIBILIDADES PARA UMA GEOGRAFIA ESCOLAR INCLUSIVA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO 6º ANO COM APOIO DE RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS: POSSIBILIDADES PARA UMA GEOGRAFIA ESCOLAR INCLUSIVA

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Rosemy da Silva
dc.contributor.author Hamu, Jonas Ambrósio
dc.date.accessioned 2021-05-22T00:04:42Z
dc.date.available 2021-05-22T00:04:42Z
dc.date.issued 14-05-2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223636
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Geografia pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo é desenvolver recursos didáticos táteis, adaptados para estudantes com deficiência visual (cegueira), sendo desenvolvidos a partir de conteúdos da climatologia que contemplam o conjunto das unidades temáticas do 6º ano do ensino fundamental. Para isso, essa investigação partiu de pesquisas bibliográficas, compreendendo a busca por monografias, dissertações, teses, artigos, livros, materiais audiovisuais e documentos oficiais. Nessa primeira análise, buscou-se discutir a educação inclusiva e também questões relativas a pessoa com deficiência. Foi destacada também a história, dessas definições no conjunto das reinvindicações de movimento sociais e toda a sua luta por visibilidade e equidade. Em seguida, foi abordado legislações brasileiras para pessoas com deficiência e seu histórico ao longo dos anos, como também a distinção entre educação inclusiva e educação integradora, estas por vezes conhecidas como equivalentes. A partir deste conhecimento, a pesquisa avança para a educação inclusiva na geografia e outras áreas do conhecimento, como a matemática, visualizando a deficiência visual. Sendo assim, abrem-se portas para a exploração do ensino de climatologia, assunto principal do trabalho. Esta área da ciência geográfica que se torna muito visual e teórica, no qual se aborda o ensino fundamental e médio, buscando nestas pesquisas métodos e metodologias utilizadas por autores para a aplicação do ensino geográfico do clima de um modo que seja mais lúdico, partindo da realidade do/a estudante, de modo que ele/a se engaje e seja protagonista no sinta vontade e prazer de participar do processo de aprendizagem. Por fim, como resultado de toda a pesquisa, o trabalho realiza a combinação do que tem sido mais debatido atualmente, para assim apresentar recursos táteis para pessoas com deficiência visual, tendo como recorte, aquele/a em que tem cegueira total, no qual o processo de perda visual pode acontecer antes ou durante o nascimento do bebê, como também para videntes, voltado para o ensino de climatologia. Foram valorizados jogos climatológicos e materiais de fácil confecção e recursos encontrados em casa com baixo-médio custo. Contudo, a validação dos recursos produzidos infelizmente não pode ser realizada por conta do isolamento social perante a pandemia do COVID-19. pt_BR
dc.description.abstract The present work aims to develop tactile didactic resources, adapted for students with visual impairment (blindness), being developed from climatology contents that contemplate the set of thematic units of the 6th year of elementary school. For this, this investigation started from bibliographic research, including the search for monographs, dissertations, theses, articles, books, audiovisual materials and official documents. In this first analysis, we sought to discuss inclusive education and also issues related to people with disabilities. The history was also highlighted, of these definitions in the set of claims of social movement and all its struggle for visibility and equity. Then, Brazilian legislation for people with disabilities and their history over the years was addressed, as well as the distinction between inclusive education and integrative education, these sometimes known as equivalents. Based on this knowledge, the research moves towards inclusive education in geography and other areas of knowledge, such as mathematics, visualizing visual impairment. Thus, doors are opened to explore the teaching of climatology, the main subject of the work. This area of geographic science that becomes very visual and theoretical, in which elementary and high school education is approached, seeking in these researches methods and methodologies used by authors for the application of geographic teaching of the climate in a way that is more playful, starting from the reality of the student, so that he / she engages and is a protagonist in the desire and pleasure to participate in the learning process. Finally, as a result of all the research, the work performs the combination of what has been most debated today, in order to present tactile resources for people with visual impairments, having as a cutout, the one who has total blindness, in which the the visual loss process can happen before or during the baby's birth, as well as for psychics, focused on teaching climatology. Climatological games and easyto-make materials and resources found at home with low-medium cost were valued. However, the validation of the resources produced unfortunately cannot be performed due to social isolation in the face of the COVID-19 pandemic. pt_BR
dc.format.extent 76 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Cegueira pt_BR
dc.subject Climatologia pt_BR
dc.title ENSINO DE CLIMATOLOGIA NO 6º ANO COM APOIO DE RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS: POSSIBILIDADES PARA UMA GEOGRAFIA ESCOLAR INCLUSIVA pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Nascimento Junior, Lindberg


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC J. A. Hamud.pdf 1.842Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar