Monitoramento da carga de treinamento e a sua relação com o desempenho aeróbio em adolescentes jogadores de futebol durante uma pré-temporada

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Monitoramento da carga de treinamento e a sua relação com o desempenho aeróbio em adolescentes jogadores de futebol durante uma pré-temporada

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Teixeira, Anderson Santiago
dc.contributor.author Barp, Cledenilson Wagner da Silva
dc.date.accessioned 2021-05-20T17:54:27Z
dc.date.available 2021-05-20T17:54:27Z
dc.date.issued 2021-05-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223405
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado. pt_BR
dc.description.abstract Estudos buscando ampliar o conhecimento teórico sobre controle da carga de treinamento interna no futebol durante o período da pré-temporada são amplamente realizados. No entanto, a maioria dos estudos procuram essas mudanças em adultos profissionais e até mesmo em atletas em sua fase final da adolescência (17 – 18 anos) e em períodos inferiores a 4-6 semanas. Este trabalho teve como objetivo verificar a relação entre as mudanças induzidas pelo treinamento, durante a pré-temporada, no PVT-CAR e as cargas de treino acumulada em adolescentes jogadores de futebol. Participaram do presente estudo 20 adolescentes jogadores de futebol pertencentes a categoria Sub-15 (n=13) (14,42 ± 0,56 anos) e Sub-17 (n=7) (16,06 ± 0,63 anos) de um clube profissional de Florianópolis – SC. A carga interna de treinamento (CIT) foi registrada pelo método da percepção subjetiva de esforço (PSE) multiplicada pelo volume da sessão de treinamento (em minutos). A CIT foi quantificada diariamente. As sessões de treinamento foram classificadas em três zonas de intensidade: baixa intensidade (BI; PSE ≤ 4,0 u.a.), intensidade moderada (IM; 4,0 > PSE < 7,00 u.a.) e alta intensidade (AI; ≥ 7,0 u.a). O parâmetro para o desempenho aeróbio foi o pico de velocidade alcançado no Teste de Carminatti (PVT-CAR). Os resultados mostram maior tempo acumulado nas zonas de IM, e menor tempo acumulado nas zonas de BI e AI. Para a medida de desempenho aeróbio (PVT-CAR), encontrou-se melhora nos grupos Sub-15 (Δ = 3,4%) Sub-17 (Δ = 4,2%) e amostra total (Δ = 3,7%). Não foi encontrada relação entre as medidas de carga de treinamento (PSE, CTS total e tempo dispendido em zona de alta intensidade) e o aumento de desempenho avaliado por meio do PVT-CAR. É possível concluir que o padrão de distribuição da intensidade de treinamento em adolescentes jogadores de futebol encontra-se em maior parte na zona de IM e que ambos os grupos tiveram adaptação aeróbias similares por meio desta zona de intensidade. pt_BR
dc.description.abstract Studies seeking to expand theoretical knowledge about controlling the internal training load in soccer during the pre-season period are widely carried out. However, most studies look for these changes in professional adults and even in athletes in their late teens (17-18 years) and in periods of less than 4-6 weeks. This work aimed to verify the relationship between the changes induced by training, during the pre-season, in the PVT-CAR and the training loads accumulated in adolescent soccer players. Twenty adolescent soccer players from the U-15 category (n = 13) (14.42 ± 0.56 years) and U-17 (n = 7) (16.06 ± 0.63 years) participated in this study of a professional club and Florianópolis - SC. The internal training load (ITL) was recorded using the subjective effort perception (PSE) method multiplied by the volume in minutes of the training session. The ITL was quantified daily. The training sessions were classified into three intensity zones: low intensity (LI; PSE ≤ 4.0 u.a.), moderate intensity (MI; 4.0> PSE <7.00 u.a.) and high intensity (HI; ≥ 7, 0 u.a.). The parameter for aerobic performance was the Carminatti Test (T-CAR). The results show more accumulated time in the zones of MI, and less accumulated time in the zones of LI and HI. For the measurement of aerobic performance (PVT-CAR), improvement was found in the U-15 (Δ = 3.4%) U-17 (Δ = 4.2%) and total sample (Δ = 3.7%). No relationship was found between the training load measures and the increase in performance of the PVT-CAR. It is possible to conclude that the pattern of distribution of training intensity among adolescent soccer players is mostly found in the MI zone and that both groups had similar aerobic adaptation through this intensity zone. pt_BR
dc.format.extent 46 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Carga de treino pt_BR
dc.subject Relação dose-resposta pt_BR
dc.subject Jovens pt_BR
dc.subject Esportes coletivos pt_BR
dc.title Monitoramento da carga de treinamento e a sua relação com o desempenho aeróbio em adolescentes jogadores de futebol durante uma pré-temporada pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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