Perfil de ocupação de espaço e de ações em alta intensidade nos Mundiais de Futebol Masculino (2018) e Feminino (2019)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Perfil de ocupação de espaço e de ações em alta intensidade nos Mundiais de Futebol Masculino (2018) e Feminino (2019)

Mostrar registro completo

Título: Perfil de ocupação de espaço e de ações em alta intensidade nos Mundiais de Futebol Masculino (2018) e Feminino (2019)
Autor: Wan-zuit, João Vítor
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar os valores de área de ocupação de espaço e de ações de alta intensidade nas Copas do Mundo de Futebol Masculino (2018) e Feminino (2019) entre os diferentes sexos, as diferentes confederações e entre os melhores e piores ranqueados do torneio. Foram analisadas as variáveis de área de ocupação de espaço com e sem bola, largura e comprimento com e sem posse, distância do último defensor ao gol com e sem bola, porcentagem de posse de bola, distância total percorrida, distância percorrida em intensidades mais elevadas, e número de ações em intensidades elevadas, por meio de relatórios disponibilizados pela FIFA em seu site, com dados coletados utilizando análise de vídeo em tempo real. O programa Microsoft Excel foi utilizado para tabulação dos dados, e o programa R-Commander para realizar a análise estatística, com um nível de significância adotado de p<0,05. Ao analisar entre os sexos, as mulheres apresentaram maiores valores na distância do último defensor ao gol sem posse e na distância total percorrida, já os homens obtiveram valores maiores na largura sem posse, distância percorrida acima de 20 km.h-1 (19 km.h-1 para o feminino) e 25 km.h-1 (23 km.h-1 para o feminino), e no número de ações acima de 25 km.h-1. Entre as confederações não houve diferença no sexo feminino, entretanto, no masculino a AFC apresentou resultados superiores na distância percorrida acima de 20 km.h-1 comparada a CONCACAF; AFC e CAF percorreram maiores distâncias acima de 25 km.h-1 do que a UEFA, e AFC realizou um maior número de ações acima de 25 km.h-1 comparado com CONCACAF e UEFA. No que se refere ao ranking final analisando entre os melhores e piores ranqueados, as 8 melhores equipes femininas apresentaram valores superiores em sete variáveis: área de ocupação sem posse, distância do último defensor ao gol com e sem posse, % de posse de bola, distância percorrida acima de 19 e 23 km.h-1 e no número de ações acima de 23 km.h-1. Entre os 4 melhores ranqueados, os do sexo masculino obtiveram maiores valores em % de posse de bola e distância do último defensor ao gol sem posse, já no sexo feminino foram cinco variáveis: área de ocupação em posse e sem posse, distância do último defensor ao gol com e sem posse, e % de posse de bola. Os resultados da presente pesquisa mostram que há diferenças entre os sexos masculino e feminino, entre as confederações e entre os melhores e piores ranqueados em diversas variáveis no desempenho de jogo. Estas diferenças podem ser usadas por profissionais nos mais diferentes contextos, a fim de um maior entendimento do jogo, respeito pelas individualidades, e planejamento do seu treinamento e modelo de jogo.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223323
Data: 2021-05-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
PERFIL DE OCUPA ... - João Vitor Wan zuit.pdf 1.098Mb PDF Visualizar/Abrir TCC_João_Wan-zuit

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar