O Modelo de negócios dropshipping:um estudo de caso da shopify, plataforma de e-commerce

DSpace Repository

A- A A+

O Modelo de negócios dropshipping:um estudo de caso da shopify, plataforma de e-commerce

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Garrido, Paulo Otolini
dc.contributor.author Laguna, Alexsandro Santos
dc.contributor.author Guarezi, Eduardo Zavarise Meneghel
dc.date.accessioned 2021-05-17T18:51:57Z
dc.date.available 2021-05-17T18:51:57Z
dc.date.issued 2021-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223149
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste artigo é analisar o modelo de negócios da empresa Shopify como e- commerce e Dropshipping, para encontrar possibilidades de estratégias para o comércio sustentável.O estudo realizou uma pesquisa qualitativa e descritiva, com estudo de caso da plataforma Shopify, A metodologia utilizada empregou pesquisa bibliográfica, análise de conteúdos, e análise do site da empresa Shopify.Conclui-se que: i) a empresa Shopify representa uma operação comercial de e-commerce e Dropshipping, oferecendo, no modelo de SAAS e plataforma multilateral, de sistemas e serviços de varejo,pontos de venda de lojas online; ii) o modelo de negócios da Shopify compreende a digitalização de negócios e do comércio local, operando como “Free + Modelo Assinatura”, assinatura mensal, venda de dados e espaço publicitário; iii) o grupo empresarial Shopify dispõe de um fundo para a sustentabilidade; contudo, não há medidas contratuais de incentivo ou obrigatoriedade para que os empreendedores e lojista venham adotar o comércio sustentável. Como recomendações, a pesquisa sugere que Shopify se comprometa efetivamente com a sustentabilidade por meio de medidas contratuais para o comércio sustentável, nas parcerias com empreendedores lojistas da plataforma digital. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this article is to analyze the business model of the company Shopify as ecommerce and Dropshipping, to find possibilities of strategy for sustainable trade. The study carried out qualitative and descriptive research, with a case study of the Shopify platform, The methodology used employed bibliographic research, content analysis, and analysis of the website of the company Shopify. It is concluded that: i) the company Shopify represents a commercial operation of e-commerce and Dropshipping, offering, in the model of SAAS and multilateral platform, of systems and retail services, online store outlets; ii) Shopify's business model comprises the digitization of business and local commerce, operating as “Free + Signature Model'', monthly subscription, data sales and advertising space; iii) the Shopify business group has a fund for sustainability; however, there are no contractual incentive or mandatory measures for entrepreneurs and shopkeepers to come to adopt sustainable trade. As recommendations, the necessary research that Shopify is committed to sustainability through contractual measures for sustainable commerce, in partnerships with entrepreneurs and store owners of the digital platform. pt_BR
dc.format.extent 39 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Modelo de negócios pt_BR
dc.subject Dropshipping pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.title O Modelo de negócios dropshipping:um estudo de caso da shopify, plataforma de e-commerce pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Souza, Irineu Manoel de


Files in this item

Files Size Format View
TCC_+_SUGESTAO_BANCA_(1)_assinado.pdf 927.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar