TELEFARMÁCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NUM CENTRO DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19

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TELEFARMÁCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NUM CENTRO DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Soares, Luciano
dc.contributor.author Queiroz, Larissa de Freitas
dc.date.accessioned 2021-05-05T03:20:05Z
dc.date.available 2021-05-05T03:20:05Z
dc.date.issued 2021-02-23
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222745
dc.description Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família. pt_BR
dc.description.abstract A telefarmácia está dentro do grande campo da telessaúde, que inclui serviços que não sejam apenas clínicos. No Brasil não há uma regulamentação clara quanto à prestação de serviços farmacêuticos à distância. A literatura sobre telefarmácia é escassa. O objetivo desse trabalho é relatar e analisar o processo de implementação de ferramentas digitais (aplicativo de mensagem) para teleatendimentos na farmácia do CS Saco Grande, caracterizando o processo de implantação e discutindo a importância do serviço considerando o contexto pandêmico. O trabalho consiste num relato de experiência vivenciada de março de 2020 à dezembro de 2020 por uma farmacêutica residente em saúde da família no Centro de Saúde do Saco Grande. A coleta de dados foi realizada por meio de um diário de campo. O atendimento remoto acontece durante o horário de funcionamento da farmácia e um farmacêutico fica responsável. O atendimento geralmente é rápido e dinâmico. Foram desenhados projetos de busca ativa de usuário de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica e em tratamento de sífilis e alguns outros ainda estão em planejamento. Foram identificados desafios como: limitação em relação à tecnologia desde o fornecimento de todos os materiais necessários até problemas estruturais como a dificuldade de usuários utilizarem esse meio e potencialidades como ampliação do acesso, facilidade e rapidez na comunicação e possibilidade de divulgar materiais de educação em saúde. Este trabalho traz uma experiência nova, podendo servir como modelo para realização de outros projetos semelhantes em outros serviços de farmácia. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Telefarmácia pt_BR
dc.subject Telessaúde pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Coronavírus pt_BR
dc.title TELEFARMÁCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NUM CENTRO DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19 pt_BR
dc.type TCCresid pt_BR
dc.contributor.advisor-co Molina, Leandro Ribeiro


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TCR_Larissa.pdf 593.8Kb PDF Visualizar/Abrir TCR
Ata_defesa_Larissa.pdf 155.8Kb PDF Visualizar/Abrir Ata de defesa

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