Sustentabilidade e educação ambiental na concepção da Encíclica Laudato Si'

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Sustentabilidade e educação ambiental na concepção da Encíclica Laudato Si'

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Título: Sustentabilidade e educação ambiental na concepção da Encíclica Laudato Si'
Autor: NEVES, Maria Lúcia; PERASSI, Richard; FIALHO, Francisco
Resumo: Trata-se de estudo descritivo-interpretativo, de base qualitativa, da “Carta Encíclica Laudato Si ́: sobre o cuidado da casa comum” (2015), assinada por Papa Francisco. Considerou-se o caráter educativo do documento e seu potencial de influência. O objetivo foi identificar a concepção de educação ambiental (EA) presente na publicação. Na análise do conteúdo foi utilizada tipologia com três categorias de concepções de EA: (A) Conservadora; (B) Pragmática; (C) Crítica, considerando-se, ainda, cinco dimensões: (1) valores éticos; (2) política; (3) relação ser humano e meio ambiente; (4) ciência e tecnologia; (5) atividades sugeridas. Identificou-se o predomínio da concepção Crítica de EA. Considera-se que com uma visão de Ecologia integral, o conhecimento interdisciplinar expresso no documento contribui de maneira diferenciada com o debate sobre a sustentabilidade, revelando a influência da origem latino-americana do Papa e da Igreja da América Latina que, tradicionalmente, relaciona a defesa do meio ambiente com a defesa da Justiça social
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222386
Data: 2016-04-18


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