A vida nervosa na pós-graduação

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A vida nervosa na pós-graduação

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Title: A vida nervosa na pós-graduação
Author: Fortes, Christine Sodré
Abstract: Este trabalho aborda as tensões presentes na formação acadêmica de mestres e doutores, na relação entre a organização do trabalho na pós-graduação e as subjetividades dos pós-graduandos. O estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas com uma amostra de pós-graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina de diferentes áreas e apoia-se na premissa de que a universidade é um lugar de investigação e obtenção de saberes, em meio à disputa de propósitos e poderes. Os objetivos desta pesquisa envolvem a identificação de fatores da organização do trabalho acadêmico, assim como as estratégias, resistências e rupturas no bem-estar/mal-estar dos pós-graduandos. Os resultados foram analisados a partir, principalmente, da psicodinâmica do trabalho de Christophe Dejours e dos campos de poder de Pierre Bourdieu. Os relatos colhidos trouxeram informações sobre as atividades desenvolvidas, as relações com os orientadores e pares, as pressões percebidas e os sofrimentos experimentados no processo de formação de mestres e doutores. Em conclusão, constatamos que a vida na pós-graduação é nervosa, pela importância do trabalho científico, mas também pela solidão no processo, pela falta de recursos e pela pressão por resultados, especialmente no que se refere ao número de publicações de artigos. Por isso, e levando os resultados desta pesquisa em consideração, sugerimos: (1) promover um debate amplo com a comunidade UFSC, graduação e pós-graduação, em relação à produção científica, à valorização do ensino para a docência, ao financiamento do Estado e à participação do setor produtivo e da sociedade em geral; (2) pensar e definir estratégias para atender ao definido pelo Estado como deveres e direitos das universidades, sem contrariar sua vocação principal, o ensino, a pesquisa e a extensão.Abstract: This work addresses the tensions present in the academic training of masters and doctors, in the relationship between the organization of work in postgraduate studies and the subjectivities of postgraduate students. The study was developed with postgraduate students from the Federal University of Santa Catarina. It is based on the premise that a university is a place of investigation and knowledge acquisition, amidst the dispute of purposes and powers. The objectives of this research involve the identification of factors in the organization of academic work, as well as the strategies, resistances, and disruptions in the well being/ malaise of postgraduate students. The results were analyzed based mainly on the psychodynamics of Christophe Dejours' work and Pierre Bourdieu's fields of power. The collected narratives brought information about the activities that were developed, the relationships with the advisors and peers, the perceived pressures, and the suffering experienced in the process of training masters and doctors. In conclusion, we found that life in graduate school is nervous, due to the importance of scientific work, but also for the loneliness in the process, the lack of resources and the pressure for results. For this reason, and taking the results of this research into consideration, we suggest: (1) promoting a broad debate with the UFSC community, graduate and postgraduate courses, in relation to scientific production, the value of training for teaching, State funding, and the participation of the productive sector and society in general; (2) to think and define strategies to meet what is defined by the State as duties and rights of universities, without contradicting its main vocation, teaching, research, and extension.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222065
Date: 2021


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