Title: | A formulação de estratégia considerando as diversas escolas do pensamento humano |
Author: | Borges, Elina Maria Rodrigues |
Abstract: |
Neste trabalho apreciou-se a literatura sobre o processo de formulação de estratégia. A fundamentação teórica envolveu a conceituação tradicional de estratégia, complementada com as novas publicações específicas sobre o tema. Para iniciar o estudo, buscou-se a história. A humanidade está repleta de grandes estrategistas. Cita-se alguns destes estrategistas e seus ensinamentos utilizados ainda atualmente. Hoje se faz necessária a visão de Alexandre, é preciso fazer alianças como Júlio César, ter a tolerância e flexibilidade de Carlos Magno, ter a velocidade de Gengis Khan, ter a organização de Napoleão, ser capaz de inovar como Ulysses S. Grant e utilizar a tecnologia como Douglas Macarthur. Apresenta-se um referencial teórico sobre estratégia e planejamento estratégico estruturado de acordo com alguns dos maiores estudiosos do asssunto. Destaca-se a formulação de estratégia com enfoque especial para os estudos de Mintzberg e Porter. As Dez Escolas da Formulação de Estratégia refletem o pensamento humano sobre o tema na visão de Mintzberg. Descreve-se cada uma das escolas, identificando suas características e a forma de cada uma gerar estratégias, bem como os pontos comuns existentes entre elas. Dentre as escolas destaca-se a Escola do Posicionamento de Porter dada a repercussão desta escola no meio organizacional atual. Cada escola define um modelo para gerar estratégias. Contudo, o fato evidente, após estudá-las, é que existe uma estrutura básica aplicável a todas, pontos comuns no momento da formulação de estratégia. Diante disso formula-se uma proposta de modelo ou metodologia para formulação de estratégia que poderá ser aplicado às organizações. Tal proposta representa os pontos comuns existentes entre as escolas no momento da formulação de estratégia, apesar das suas características diferenciadas. Para ilustrar o processo de formulação de estratégia cita-se a biografia da Universidade Católica de Goiás. Observa-se a utilização das escolas nos diversos momentos da sua história. Nota-se que cada gestão tem estilo diferente dependendo do meio ambiente, dos meios ou recursos disponíveis e das características de cada gestor. A estratégia é o elemento principal dos que conseguem alcançar seus objetivos. Neste mundo mutante é preciso ser veloz, adaptável, manter-se conectado com o ambiente externo e controlar o ambiente interno. A gestão estratégica oferece todos os instrumentos necessários para o estabelecimento deste processo dinâmico e permanente. Abstract: In this paper, literature on the strategy formulation process was distilled. Theoretical foundation involved the traditional concept of strategy, complemented with new specific publications on the topic. This paper shows that humanity is full of great strategists. Some of these strategists and their teachings are still used today. Even today, Alexander's vision is useful, it is useful, for example, to make alliances like Julius Caesar, to have Charle's tolerance and flexibility, to have the Genghis Khan?s speed, to have Napoleon's organization, to be able to innovate like Ulysses S. Grant and use technology like Douglas Macarthur. A theoretical framework on strategy and strategic planning structured according to some of the greatest scholars is presented. The formulation of strategy with a special focus on the studies of Mintzberg and Porter stands out. The Ten Schools of Strategy Formulation reflect human thinking on the topic in Mintzberg's view. Each school is described, identifying its characteristics and the way each one generates strategies, as well as the common points that exist between them. Among the schools, Porter's Positioning School stands out due to the repercussion of this school in the current organizational environment. Each school defines a model for generating strategies. However, the evident fact, after studying them, is that there is a basic structure applicable to all, common points when formulating a strategy. In view of this, a proposal for a model or methodology for formulating a strategy is created, which can be applied to organizations. This proposal represents the common points that exist between schools when formulating a strategy, despite their different characteristics. To illustrate the strategy formulation process, the biography of the Catholic University of Goiás is cited. It is observed the use of schools at different times in its history. It is noted that each management has a different style depending on the environment, the means or resources available and the characteristics of each manager. Strategy is the main element of those who achieve their goals. In this changing world, you need to be fast, adaptable, stay connected with the external environment and control the internal environment. Strategic management offers all the necessary tools for the establishment of this dynamic and permanent process. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222064 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEPS5810-D.pdf | 1.618Mb |
View/ |