O futuro como horizonte de possibilidades: criação do modelo lógico de um programa de promoção de saúde para a educação de jovens e adultos

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O futuro como horizonte de possibilidades: criação do modelo lógico de um programa de promoção de saúde para a educação de jovens e adultos

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Title: O futuro como horizonte de possibilidades: criação do modelo lógico de um programa de promoção de saúde para a educação de jovens e adultos
Author: Rodrigues, Gabriela
Abstract: O modelo lógico (ML) é parte fundamental no processo de planejamento de intervenções em saúde e constitui um grande potencial na elaboração de novas intervenções. Torna inteligível o caminho percorrido pelos autores da intervenção, deixando clara a relação causal entre seus componentes, de forma que alcance os resultados que se propõe atingir. Esta dissertação está vinculada ao projeto guarda-chuva ?Promoção de Saúde na Educação de Jovens e Adultos: desafios para o enfrentamento de vulnerabilidades psicossociais e problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas?, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN/UFSC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Florianópolis/SC (SME/PMF). Objetiva desenvolver o ML da intervenção prevista no projeto guarda-chuva, efetivando sua segunda etapa de planejamento e desenvolvimento da intervenção. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem mista, exploratória e descritiva. A construção do ML orientou-se pela metodologia desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), especificamente aos procedimentos para ML de novos programas. Os procedimentos foram realizados com a participação de diferentes atores, segundo a metodologia emancipatória utilizada no projeto guarda-chuva, descrita por Raupp & Schneider (2017). O processo de construção do ML ocorreu em vinte encontros de duas horas com a participação dos pesquisadores do PSICLIN e utilizaram-se dados do levantamento de necessidades realizado com estudantes e professores do segundo segmento da EJA na primeira etapa do projeto guarda-chuva. Os dados qualitativos foram analisados por meio de Análise de Conteúdo, segundo a metodologia de Ruiz-Olabuenága (2012). O ML estruturou-se em cinco oficinas com a temática ?projetos de vida e perspectivas de futuro\", fundamentadas teoricamente nos pressupostos do existencialismo de Jean-Paul Sartre. Avaliou-se o ML em três etapas por: 1) quatro professores da UFSC, especialistas em Educação e Promoção de Saúde, em um encontro de quatro horas, 2) doze coordenadores da EJA em um encontro de três horas; e 3) doze alunos do segundo segmento da EJA, em um encontro de três horas. Analisaram-se os resultados da validação por meio de aferição qualitativa, conforme roteiro do IPEA. Realizaram-se as alterações em cada etapa até obter o ML final, avaliado em consenso pelos estudantes. Os resultados reforçam a relevância da implementação de programas intersetoriais de promoção de saúde para jovens em situação de vulnerabilidade social, estruturados nos parâmetros científicos de desenvolvimento de programas de saúde; e a relevância da temática escolhida. Conclui-se pela necessidade de novos estudos para a elaboração de estratégias intersetoriais direcionadas às especificidades desse público, marcados pela exclusão social, pelo estigma do fracasso e múltiplas carências devido às vulnerabilidades sociais a que foram expostos ao longo da vida. Tais ações são necessárias para a formação integral do estudante, desenvolvendo seu protagonismo e autonomia e, assim, promover saúde na totalidade do seu conceito.Abstract: Logical model (ML) is a fundamental part of the health change planning process and has great potential in the development of new intervention. It makes intelligible the logical path taken by the authors of the intervention, making clear the causal relationship between its components, in order to achieve the results it intends. This dissertation is linked to the umbrella project \"Health Promotion in Youth and Adult Education: challenges for coping with psychosocial vulnerabilities and problems related to drug use\", developed by Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN/UFSC ) in partnership with Secretaria Municipal de Educação Florianópolis/SC (SME/PMF). The objective is to develop the ML of the intervention planned in the umbrella project, carrying out its second stage of planning and development intervention. It is characterized as a mixed method research, exploratory and descriptive. The process of ML creation is guided by the Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) methodology that follows the procedures for the ML of new programs. The procedures were performed with the participation of different actors and according to the emancipatory methodology used in the umbrella project described by Raupp & Schneider (2017). ML creation process occurred in twenty two-hour meetings with the participation of PSICLIN researchers and they used data from the needs assessment carried out in the first stage of the umbrella project with students and teachers from the second segment of EJA. Qualitative data were analyzed using Content Analysis, according to the methodology of Ruiz-Olabuenága (2012). ML was structured in five workshops with ?life projects and perspectives for the future? thematic, theoretically based on the assumptions of Jean-Paul Sartre's existentialism. ML was evaluated in three stages by: 1) four specialists in Education and Health Promotion professors from UFSC in a four-hour meeting; 2) twelve EJA coordinators in a three-hour meeting; and 3) twelve students from the second segment of EJA in a three-hour meeting. The results of the validation were analyzed through qualitative measurement, according to the IPEA script. Changes were realized in each stage until the final ML that was evaluated in consensus by the students. The results reinforce the relevance of implementing intersectoral health promotion programs for young people in situation of social vulnerability, that are structured in the scientific development health programs methods, and the relevance of the thematic. It was concluded that there is a need for further studies to develop intersectoral strategies aimed at the specificities of this public marked by social exclusion, the stigma of failure and multiple needs due to social vulnerabilities that they have been exposed throughout life. This type of intervention is necessary for the integral education of the student, which aims to develop the protagonism and autonomy and thus promote health in the whole concept.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221985
Date: 2020


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