Abstract:
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A ação educativa em direitos humanos, tem como essência a transformação da
realidade. É algo que não pode ser desvinculado e reduzido a alguns temas de
currículo, é algo que se constitui em uma filosofia e uma cultura escolar, qual seja:
conhecer e defender seus direitos e respeitar a igualdade de direitos dos outros.
Mas para isso é necessário a reflexão e o desenvolvimento de práticas que
busquem ir além de ensinar o conteúdo pelo conteúdo (abordar a realidade como
algo estático, sem vida, estranho à realidade experimentada pelos estudantes), que
para o ensino de Física, tem se tornado um desafio. Pautado nisso, esse trabalho é
fruto de uma investigação realizada ao longo do curso de licenciatura em Física, por
meio da disciplina de estágio supervisionado, tendo como objetivo analisar as
possibilidades e desafios do ensino de Física em uma perspectiva da Educação em
Direitos Humanos. Acreditamos que esse seja um caminho frutífero para a
articulação entre conteúdos científicos e valores sociais irrevogáveis, manifestando
que a física também pode ser uma disciplina de formação cidadã, tanto para o
estudante quanto para o professor. A partir disso, foi planejado e aplicado uma
sequência didática para as Leis da Termodinâmica no Ensino Médio. A análise
permitiu inferir que o modo tradicional no Ensino de Física desestimula qualquer
atributo necessário para uma formação cidadã. Mesmo com uma sequência
planejada para que esses atributos pudessem florescer, ficou evidente que o
processo de empoderamento é longo e demorado. Para uma formação cidadã não
só as aulas devem ser pensadas de maneira a desenvolver o protagonismo,
diálogo, autonomia e autoria, como as relações construídas no âmbito escolar
precisam de atenção, de maneira a estimular a solidariedade e o respeito ativo, ou
seja, a empatia. |