dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Grisotti, Marcia |
|
dc.contributor.author |
SOUZA, DELZA DA HORA |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-25T18:02:08Z |
|
dc.date.available |
2021-03-25T18:02:08Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221427 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho busca abordar algumas possibilidades de iniciativas de
promoção de saúde em ambientes escolares, e procura reconhecer as referências
de experiências registradas em diferentes regiões do país. Nesta pesquisa, a escola
é reconhecida como instituição fundamental na formação dos indivíduos, tornandose, portanto, um importante espaço de aprendizado coletivo. Somada a sua
capacidade de ação com a de outras esferas sociais, a escola tende a impulsionar
processos educativos. O Programa Saúde na Escola - PSE é um programa
interministerial, que foi instituído por meio do decreto 6.286/07, visando uma
integração entre o espaço escolar e a rede intersetorial de saúde dos municípios,
através de ações pedagógicas. A pesquisa aqui apresentada pretende identificar os
limites da implementação do PSE, assim como os indicativos de novas propostas
pedagógicas que venham fortalecer essa política pública. Neste sentido, esta
proposta de trabalho busca participar na construção ativa da articulação entre os
tempos de promoção de saúde e os espaços de formação escolar. No tocante à
Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, busca-se compreender as
possíveis conexões intersetoriais presentes na construção da política em relação
aos eixos e princípios norteadores do Programa Saúde na Escola. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present work seeks to address some possibilities of health promotion initiatives
in school environments and seeks to recognize the references of experiences
recorded in different regions of the country. In this research, the school is recognized
as a fundamental institution in the training of individuals, thus becoming an important
space for collective learning. In addition to its capacity for action with that of other
social spheres, the school tends to boost educational processes. The Health at
School Program (Programa Saúde na Escola - PSE) is an inter-ministerial program,
which was instituted through Presidential Decree nº 6,286 of 2007, aiming at an
integration between the school spaces and the municipal health sector network,
through pedagogical actions. The research presented here intends to identify the
limits of the implementation of the Program, as well as the indicative of new
pedagogical proposals that will strengthen this public policy. In this sense, this work
proposal seeks to participate in the active construction of the articulation between
times of health promotion and spaces for school education. With regard to the
National Policy for Comprehensive Health of the Black Population (Política Nacional
de Saúde Integral da População Negra - PNSIPN), seeks to understand the possible
intersectoral connections present in the construction of the policy in relation to the
axes and guiding principles of the Program. |
pt_BR |
dc.format.extent |
76 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Saúde. |
pt_BR |
dc.subject |
Escola. |
pt_BR |
dc.subject |
PSE. |
pt_BR |
dc.subject |
Intersetorialidade. |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagógicas. |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo. |
pt_BR |
dc.subject |
Health. |
pt_BR |
dc.subject |
School. |
pt_BR |
dc.subject |
Intersectoriality. |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical. |
pt_BR |
dc.subject |
Racism. |
pt_BR |
dc.title |
Escola também é lugar de saúde: Uma análise bibliográfica de experiências do Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |