Otimismo, autoeficácia e percepção de empregabilidade em universitários na transição para o mercado de trabalho

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Otimismo, autoeficácia e percepção de empregabilidade em universitários na transição para o mercado de trabalho

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Título: Otimismo, autoeficácia e percepção de empregabilidade em universitários na transição para o mercado de trabalho
Autor: Remor, Gabriela Romani
Resumo: A procura pelo Ensino Superior no Brasil tem aumentado ao longo dos anos, e nos dias atuais pode ser considerado como um processo natural de formação educacional ampliado para diferentes culturas, níveis e classes econômicas. Além disso, o mercado de trabalho e a economia brasileira têm passado por significativas mudanças nas últimas décadas, marcadas por instabilidades e incertezas, atribuindo aos estudantes que estão em transição o compromisso com seu próprio planejamento e trajetória de carreira profissional. Consequentemente, as exigências do mundo laboral e a competição na procura por empregos gera sentimentos de elevada responsabilidade nos estudantes frente à transição universidade ? mercado de trabalho. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de natureza descritiva e delineamento correlacional, que teve como objetivo geral caracterizar o otimismo, a autoeficácia e a percepção de empregabilidade de universitários na transição para o mercado de trabalho. A coleta de dados foi realizada presencialmente em duas universidades, uma pública e outra comunitária (de caráter privado), com alunos de diferentes áreas do conhecimento, distribuídas nos cursos: Administração, Nutrição e Engenharias. A amostra foi composta por 269 alunos brasileiros, de ambos os sexos, com idade média de 24,13 anos. Os instrumentos utilizados foram os seguintes: Questionário Sociodemográfico, Revised Life Orientation Test Brasil (LOT-R Brasil), Escala de Autoeficácia na Transição para o Trabalho (AETT-Br) e Escala de Empregabilidade. Os resultados encontrados demonstraram um perfil bem variado entre os estudante universitários, com características bastante distintas. Alunos da universidade pública apresentaram perfil de alunos mais jovens, que realizam estágio e possuem perfil mais acadêmico, voltado a pesquisa e extensão. Alunos da universidade comunitária possuem idades mais elevadas, maioria alunos/trabalhadores, que estudam e trabalham simultaneamente. Quando comparadas as universidades, os alunos da universidade comunitária apresentaram desempenhos significativamente maiores de otimismo, autoeficácia e empregabilidade. Assim como alunos que realizam alguma atividade profissional também alcançaram maiores níveis nas escalas. A percepção de mercado de trabalho e de empregabilidade entre os alunos de diferentes áreas do conhecimento não apresentaram diferenças significativas. Variáveis como o sexo e idade apresentaram diferenças em algumas dimensões, mulheres apresentam níveis menores de autoeficácia para transição, o mesmo foi constatado entre os alunos mais jovens. Além disso, as três principais variáveis deste estudo apresentaram correlações de magnitude moderada a alta, demonstrando forte relação entre si. Os resultados permitiram verificar os níveis de otimismo, autoeficácia e empregabilidade de universitários em transição para o trabalho, bem como foi possível identificar a importância do desenvolvimento dessas crenças ao longo dos processos de carreira. A partir dos resultados encontrados neste estudo, os dados foram discutidos com base na Teoria Sócio-Cognitiva do Desenvolvimento de Carreira, abordando as especificidades do momento de transição para o trabalho. Por fim, espera-se que este estudo incentive futuras intervenções a serem realizadas na área, auxiliando os estudantes nessa etapa de transição, na procura por inserção profissional e no planejamento de suas carreiras.Abstract: The demand for higher education in Brazil has increased over the years, and nowadays it can be considered as a natural process of educational formation expanded to different cultures, levels and economic classes. In addition, the labor market and the Brazilian economy have undergone significant changes in recent decades, marked by instability and uncertainty, giving students in transition the commitment to their own planning and career path. As a result, the demands of the working world and competition in job search generate feelings of high responsibility in students facing the university - labor market transition. The present study is a research of quantitative approach, descriptive in nature and correlational design, which aimed to characterize the optimism, self-efficacy and perception of employability of college students in the transition to the labor market. Data collection was conducted in person at two universities, one public and one private, with students from different areas of knowledge, distributed in the courses: Administration, Nutrition and Engineering. The sample consisted of 269 Brazilian students, of both sexes, with an average age of 24.13 years. The instruments used were as follows: Sociodemographic Questionnaire, Revised Life Orientation Test Brazil (LOT-R Brazil), Transition to Work Self-Efficacy Scale (AETT-Br) and Employability Scale. The results showed a highly varied profile among university students, with very distinct characteristics. Students from the public university presented the profile of younger students, who are interns and have a more academic profile, focused on research and extension. University students with tuition fees have higher ages, mostly students / workers, who study and work simultaneously. When comparing the universities, university students with tuition fees showed significantly higher performances of optimism, self-efficacy and employability. As well as students who perform some professional activity also reached higher levels in the scales. The perception of labor market and employability among students from different areas of knowledge showed no significant differences. Variables such as gender and age showed differences in some dimensions, women had lower levels of transition self-efficacy, and the same was found among younger students. In addition, the three main variables of this study showed correlations of moderate to high magnitude, indicating a strong relationship with each other. The results allowed to verify the levels of optimism, self-efficacy and employability of college students in transition to work, as well as to identify the importance of developing these beliefs throughout career processes. From the results found in this study, the data were discussed based on the Socio-Cognitive Career Theory, addressing the specifics of the moment of transition to work. Finally, it is expected that this study will encourage future interventions to be carried out in the area, assisting students in this transition phase, seeking professional insertion and planning their careers.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221247
Data: 2019


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