Abstract:
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Pesquisas que tratam da motivação de professores, em formação inicial, pela carreira docente têm sido reportadas na literatura e buscam apontar possíveis razões para os altos índices de evasão e desmotivação desses licenciandos por seus respectivos cursos. Nessa perspectiva, no presente estudo buscamos compreender de que forma estudantes de dois distintos cursos de Licenciatura em Química encontram-se motivados pela carreira docente e identificar os principais fatores responsáveis pela motivação, ou desmotivação, destes indivíduos pelo curso e pela carreira de educador. Participaram do estudo doze licenciandos em Química de duas instituições de ensino superior: o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/São José) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa e o instrumento empregado na obtenção dos dados foi a entrevista, cuja análise se pautou na proposta de Souza (2006), que divide a análise em três tempos: 1) Pré-análise do material; 2) Leituras Temáticas; e 3) Leitura Interpretativa-Compreensiva do Corpus. Como referencial teórico foi utilizada a teoria da autodeterminação (TAD) proposta por Deci e Ryan (1985), que define que o comportamento dos indivíduos é guiado pelas necessidades de autonomia, competência e pertencimento. Os principais resultados encontrados mostram que a escolha pela carreira docente se dá por motivações diversas. Nesse sentido, os principais fatores motivacionais evidenciados foram: 1) Experiências formativas; 2) Atuação profissional; 3) Relação com colegas e professores; 4) Valorização profissional, e 5) Carreira docente. Esperamos que os resultados deste estudo possam subsidiar discussões futuras a respeito da motivação de estudantes, em formação inicial, pelo curso e pela carreira docente, assim como da adoção de estratégias que influenciem de forma positiva nessa motivação. |