O desenvolvimento profissional de uma treinadora de tênis no alto rendimento

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O desenvolvimento profissional de uma treinadora de tênis no alto rendimento

Mostrar registro completo

Título: O desenvolvimento profissional de uma treinadora de tênis no alto rendimento
Autor: Moura, Willian Alexander Marcheti
Resumo: O esporte, considerado um fenômeno cultural, exerce grande influência na sociedade subsidiado principalmente pelo contexto competitivo do alto rendimento. Dentre os agentes que contribuem ativamente na promoção e desenvolvimento do esporte, está o treinador. Nessa perspectiva, a profissão do treinador esportivo revela-se de extrema importância, e caracteriza-se pelo seu alto grau de complexidade perante as situações „problema‟ que esse treinador resolve diariamente, exigindo de conhecimentos específicos e competências essenciais para uma atuação eficiente perante as três manifestações do esporte. Em específico no alto rendimento, tais exigências estão relacionadas a um ambiente caracterizado por busca de resultados, pressão do cargo, alta demanda e relação intensa. As preferências e motivações pessoais contidas na biografia do treinador, sugerem um caminho de aprendizagem particular e individual a cada sujeito no contexto esportivo, influenciando diretamente nas escolhas pelas situações e contextos de aprendizagem desse treinador durante todo seu desenvolvimento profissional. Ter conhecimento sobre a trajetória de aprendizagem de uma treinadora de tênis no alto rendimento torna-se intrigante, visto que o número de treinadoras ocupando essa posição ainda é pequeno. O objetivo principal do trabalho é compreender a trajetória de aprendizagem de uma treinadora de tênis no alto rendimento. Como objetivos específicos: descrever os momentos significativos na trajetória de vida pessoal e profissional dessa treinadora; identificar os fatores que contribuíram para a ascensão profissional da treinadora; e identificar os principais contextos de aprendizagem vivenciados por ela em sua trajetória. Como método para a coleta de dados, foi utilizado o instrumento Rappaport Timeline (LANGLEY; KNIGHT, 1999) que guiou a entrevista semiestruturada, a qual foi realizada pela plataforma Zoom®. Após transcrição e organização dos dados em documento Word®, foi empregada a análise temática (BRAUN; CLARKE, 2006) para compreensão dos significados pelo processo indutivo. A partir da junção dos códigos obtidos do conjunto de dados, as evidências encontradas foram definidas em quatro temas principais seguidas por subtemas*: (1) Influência, Conexão e Inspiração: Personagens Fundamentais – Pessoas importantes*; Motivação e suporte necessários*; e Uma relação de confiança e admiração*; (2) Perfil Promissor e Acolhimento no Contexto – Ser mulher*; Mentalidade norteadora e reconhecimento*; (3) Fora da Zona de Conforto – Transição atleta/treinadora, dúvidas e o “frio na barriga”*; e Idioma*; e (4) Contextos de Aprendizagem – Graduação em educação física e pós-graduação em tênis de campo*; Cursos CBT e a virada de chave com o curso nível 3 ITF na Espanha*; e Experiência atlética, sequência em torneios e primeira participação na Gira Europeia*. Concluiu-se que a treinadora investigada vivenciou experiências significativas para sua aprendizagem desde cedo quando inserida no esporte, tanto como atleta quanto como treinadora. Desde o início como auxiliar técnica ela pode contar com o suporte de pessoas que a orientaram no seu desenvolvimento. Ela buscou formação federativa na modalidade e atuou em diversos torneios internacionais. Sua ascensão profissional foi promovida por meio de suas características pessoais de gênero, vontade de aprender, estar em situações de desconforto, refletir sobre suas experiências e conhecimentos específicos da modalidade e na gestão do grupo. Por fim, os principais contextos de aprendizagem relatados pela treinadora como fundamentais na obtenção de seu aprendizado foram o não-formal e o informal, com a realização do curso Nível 3 da ITF e as participações em torneios internacionais, respectivamente.Sport, considered a cultural phenomenon, has a great influence on society subsidized mainly by the competitive context of high performance. Among the agents who actively contribute to the promotion and development of the sport, there is the coach. In this perspective, the profession of sports coach proves to be extremely important, and is characterized by its high degree of complexity in the 'problem' situations that this coach solves daily, requiring specific knowledge and essential skills for an efficient performance in the face of three manifestations of the sport. Specifically in high performance, such requirements are related to an environment characterized by search for results, pressure from the position, high demand and intense relationship. The personal preferences and motivations contained in the coach's biography, suggest a particular and individual learning path for each subject in the sports context, directly influencing the choices by the situations and learning contexts of this coach throughout his professional development. Having knowledge about the learning trajectory of a tennis coach in high performance becomes intriguing, since the number of coaches occupying this position is still small. The main objective of the work is to understand the learning trajectory of a tennis coach in high performance. As specific objectives: describe the significant moments in the personal and professional life of this trainer; identify the factors that contributed to the coach's professional rise; and to identify the main learning contexts experienced by her in her trajectory. As a method for data collection, the Rappaport Timeline instrument (LANGLEY; KNIGHT, 1999) was used, which guided the semi-structured interview, which was carried out by the Zoom® platform. After transcribing and organizing the data in a Word® document, thematic analysis (BRAUN; CLARKE, 2006) was used to understand the meanings through the inductive process. From the combination of the codes obtained from the data set, the evidence found was defined in four main themes followed by subthemes *: (1) Influence, Connection and Inspiration: Fundamental Characters - Important people *; Necessary motivation and support *; and A relationship of trust and admiration *; (2) Promising Profile and Welcoming in Context - Being a woman *; Guiding mentality and recognition *; (3) Outside the Comfort Zone - Transition between athlete / trainer, doubts and the “cold in the belly” *; and Language *; and (4) Learning Contexts - Graduation in physical education and graduate in field tennis *; CBT courses and the turning point with the ITF level 3 course in Spain *; and Athletic experience, sequence in tournaments and first participation in the European Tour *. It was concluded that the investigated coach had significant experiences for her learning from an early age when inserted in the sport, both as an athlete and as a coach. From the beginning, as a technical assistant, she can count on the support of people who have guided her in her development. She sought federal training in the sport and played in several international tournaments. His professional advancement was promoted through his personal gender characteristics, willingness to learn, being in situations of discomfort, reflecting on his experiences and specific knowledge of the modality and in the management of the group. Finally, the main learning contexts reported by the trainer as fundamental in obtaining her learning were non-formal and informal, with the completion of the ITF Level 3 course and participation in international tournaments, respectively.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220688
Data: 2020-12-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_Willian Alexander Marcheti Moura.pdf 1.603Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar