Intensificação do trabalho e saúde dos trabalhadores docentes sindicalizados do Centro de Ciências da Educação da UFSC

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Intensificação do trabalho e saúde dos trabalhadores docentes sindicalizados do Centro de Ciências da Educação da UFSC

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Título: Intensificação do trabalho e saúde dos trabalhadores docentes sindicalizados do Centro de Ciências da Educação da UFSC
Autor: Portella, Liziara Sarmento
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar o processo de intensificação do trabalho e as consequências sobre a saúde dos trabalhadores docentes efetivos e sindicalizados do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Fundamentada nos preceitos da Saúde Coletiva e da Saúde do Trabalhador, foi realizado um estudo transversal de caráter exploratório, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, priorizando a profundidade do tema a partir das percepções dos entrevistados. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental seguida de entrevistas semiestruturadas realizadas com 11 trabalhadores docentes intencionalmente convidados, de maio de 2018 a agosto de 2019, com base no questionário elaborado em conjunto com o Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria da Seção Sindical do ANDES-SN, seção UFSC. O tratamento dos dados seguiu o método hermenêutico-dialético, por meio da qual foram identificadas as seguintes categorias: ritmo de trabalho, prolongamento do trabalho, administração por estresse e aspectos subjetivos e ideologia. Os resultados evidenciaram as práticas de exploração e expropriação do saber dos trabalhadores explicitadas nas categorias encontradas, além da percepção para ? dos entrevistados de que há adoecimento dos docentes associado ao processo de trabalho intensificado. Como estratégias de enfrentamento elencadas pelos entrevistados encontram-se as práticas individuais de autocuidado como atividades físicas, terapia, gestão do tempo, e práticas coletivas como o compartilhamento de tarefas e cuidado mútuo entre colegas relacionado à percepção compartilhada de sobrecarga e estresse, evidenciando contudo a individualização do sofrimento como aspecto contraditório e produto do enfraquecimento da dimensão coletiva. O estudo contribuiu para a continuidade da concepção da intensificação do trabalho e saúde enquanto objeto de estudo do campo da Saúde Coletiva, e traçou a análise procurando resgatar a valorização do saber e da memória deste grupo de trabalhadores como aspecto de favorecedor da capacidade coletiva de ação contra os agravos e problemas à sua saúde.Abstract: This dissertation aims to analyze the process of intensification of work and the consequences on the health of permanent and unionized professors at the Educational Sciences Center of the Federal University of Santa Catarina. Based on the precepts of Public Health and Worker?s Health, a cross-sectional study of an exploratory nature, of an applied nature and a qualitative approach, was carried out, prioritizing the depth of the theme from the perceptions of the interviewees. Data collection took place through documentary research followed by semi-structured interviews conducted with 11 university teachers who were intentionally invited, from May 2018 to August 2019, based on the questionnaire prepared jointly with the Social Security and Retirement Affairs Working Group of the ANDES-SN Union Section in the university. The treatment of the data followed the hermeneutic-dialectic method, through which the following categories were identified: rhythm of work, prolonged work, stress management and subjective aspect and ideology. The results showed the practices of exploitation and expropriation of workers' knowledge explicit in the categories, in addition to the perception for ? of the interviewees that the teachers are ill associated with the intensified work process. As coping strategies listed by the interviewees there are the individual self-care practices such as physical activities, therapy, time management, and collective practices such as task sharing and mutual care between colleagues related to the shared perception of overload and stress, showing however the individualization of suffering as a contradictory aspect resulting from the weakening of the collective dimension. The study contributed to the continuity of the concept of intensification of work and health as an object of study in the field of Publicl Health, and traced the analysis seeking to rescue the valorization of knowledge and memory of this group of workers as an aspect that favors the collective capacity of action against health problems and problems.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220387
Data: 2020


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