O ensino sociológico e a elaboração da ditadura: uma análise dos livros didáticos

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O ensino sociológico e a elaboração da ditadura: uma análise dos livros didáticos

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Title: O ensino sociológico e a elaboração da ditadura: uma análise dos livros didáticos
Author: Abrão, Rachel Tomás dos Santos
Abstract: O presente trabalho buscou analisar de que modo o tema da ditadura civil-militar brasileira é tratado nos livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – o PNLD de 2018. Entendendo que a Sociologia no Brasil reflete uma agenda de problemáticas sociais a cada etapa histórica, essas problemáticas podem também aparecer de forma institucionalizada através dos livros didáticos. Apoiando-nos argumentos de Theodor W. Adorno, percebemos a relevância da dimensão histórica para a investigação sociológica, além de sua constante preocupação com a escolha de objetos de estudo que visem a não repetição da barbárie. Desse modo, investigou-se como aparece mencionada, nos relatórios dos programas de educação, a necessidade de elaboração do passado da ditadura, enfocando, posteriormente, de que maneira a disciplina de Sociologia trata do tema. Sendo assim, foi feita a leitura dos documentos: Programa Nacional de Direitos Humanos - I (1996), Programa Nacional de Direitos Humanos - II (2002), Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e Programa Nacional de Direitos Humanos - III (2009). A pesquisa seguiu com um mapeamento sobre como o ensino da Sociologia figura nos documentos oficiais educacionais, refletindo sobre sua presença na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), na Base Nacional Comum Curricular (2018), nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1999; 2002). Por meio das leituras, procuramos entender se o ensino de Sociologia contempla o direito à memória e à verdade. Na tentativa de compreender o processo de escolha das obras didáticas, nos detivemos na leitura do Guia de Livros Didáticos para o Ensino Médio (2018), bem como do Edital de Seleção 04/2015. Por fim, a última tarefa desta investigação foi aplicar um roteiro de análise (elaborado para esta pesquisa) para os três livros didáticos de Sociologia que obtivemos para análise: Tempos Modernos, Tempos de Sociologia (2016), Sociologia em Movimento (2016) e Sociologia para Jovens do Século XXI (2016).The present work sought to analyze how the subject of the Brazilian civil-military dictatorship shows up in schoolbooks approved by the 2018 Brazilian Government Program for Textbooks (PNLD - Plano Nacional do Livro Didático). Understanding that Sociology in Brazil reflects an agenda of social problems that usually change according to the specific issues of that time, these problems can also appear in an institutionalized way through scholar textbooks. By following the arguments of Theodor W. Adorno, we realize the relevance of the historical dimension for sociological investigation, in addition to his constant concern with the choice of study objects that aim at the non-repetition of authoritarianism. Thereafter, the search shows how the reports of educational programs mention the need to elaborate the past of the dictatorship, focusing later on how the discipline of Sociology deals with the subject. Therefore, the documents read to elaborate this work were these: National Human Rights Program - I (1996), National Human Rights Program - II (2002), National Human Rights Education Plan and the National Human Rights Program - III (2009). The research followed with a mapping on how the teaching of Sociology appears in the official educational documents, reflecting on its presence in the Law of Guidelines and Bases of National Education (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996), in the National Common Curricular Base (BNCC - Base Nacional Comum Curricular, 2018), in the National Curricular Guidelines (Diretrizes Curriculares Nacionais, 2013) and the National Curriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1999; 2002). Through those readings, the research seeks to understand if the discipline of Sociology is concerned with an education that deals with the right of memory and truth. In an attempt to understand the process of choosing didactic works, we decided to study and read the Didactic Books Guide for High School (Guia de Livros Didáticos para o Ensino Médio, 2018) and in the Selection Notice 04/2015 (Edital de Seleção 04/2015). Finally, the last task of this investigation was to apply an analysis script (developed especially for this research) in the three Sociology textbooks that we were able to obtain for analysis: Tempos Modernos, Tempos de Sociologia (Modern Times, Times of Sociology, 2016), Sociologia em Movimento (Sociology in Movement, 2016), Sociologia para Jovens do Século XXI (Sociology for 21st Century Youth, 2016)
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220127
Date: 2020-12-14


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