Pensando o giro decolonial na América Latina: o caso do Brasil nos debates do Coletivo Modernidade/Colonialidade

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Pensando o giro decolonial na América Latina: o caso do Brasil nos debates do Coletivo Modernidade/Colonialidade

Mostrar registro completo

Título: Pensando o giro decolonial na América Latina: o caso do Brasil nos debates do Coletivo Modernidade/Colonialidade
Autor: Nardeli, Sávio Rodrigo
Resumo: A depender do significado que se atribui ao conceito de “América Latina”, por vezes o Brasil pode ou não ser considerado um caso excepcional no subcontinente. Seja por particularidades históricas ou aspectos socioeconômicos e geopolíticos: quando os significados atribuídos ao conceito de “América Latina” extrapolam o geográfico, na prática, nem sempre o Brasil é incorporado ou mesmo considerado um país “latino-americano”. Tem-se como objetivo a aproximação e pesquisa de tal problemática usando-se como objeto de pesquisa o livro “Colonialidade do Saber, Eurocentrismo e Ciências Sociais. Perspectivas Latino-Americanas”, publicado pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e elaborado conjuntamente por alguns dos integrantes do coletivo Modernidade/Colonialidade. O grupo foi precursor da abordagem decolonial nas universidades, realizando um movimento teóricoepistemológico renovador para as ciências sociais. Optou-se pela análise de conteúdo por categorias temáticas, onde foram delimitadas as palavras-chave (“Brasil”; “Portugal”; “Cone Sul” e “América do Sul”) a serem pesquisadas nos textos que compõem a coletânea, com a finalidade de se verificar contextual e tematicamente como é mencionado o Brasil e seu processo histórico de colonização no livro. Com os resultados da pesquisa, chega-se a três eixos comuns identificados à partir das ocorrências: processo de colonização, de escravagismo e produção intelectualDepending on the meaning attributed to the concept “Latin America”, at times Brazil can be seen as part of it or an exception inside the subcontinent. Whether by its historical traces or by socioeconomic and geopolitical aspects: when the meanings attributed to Latin America can no longer be defined only geographically, Brazil is often not included or even considered to be a latin-american country. The following work aims to analyse this matter using the book “La Colonialidad del Saber, Eurocentrismo y Ciencias Sociales. Perspectivas latinoamericanas”, published by Latin American and the Caribbean Social Sciences Council – CLACSO - formulated jointly by some of the members of the Modernity/Coloniality group. This group is responsible for elaborate and indroduce the decolonial approach in the universities, creating a renewing theoretical-epistemic perspective to the Social Sciences field. The methodology used for this research is the content analysis by thematic categories. Certain key words were delimited (“Brazil”, “Portugal”, “Southern Cone”, South America) and searched on all texts that compose the book, with the purpose of verifying the context and the thematic subjects of how Brazil and its historical colonization process were mentioned on the book. As a result, this research indicates three commom axes can be identified by the occur
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220126
Data: 2020-11-20


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC Sávio.pdf 906.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar