Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wagner, Regina
dc.contributor.author Bosse, Ediana
dc.date.accessioned 2021-02-01T13:58:10Z
dc.date.available 2021-02-01T13:58:10Z
dc.date.issued 2020-12-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219783
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama geral dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil, em especial, volta seu olhar para os cursos que habilitam professores na área de matemática para atuar em escolas do campo. Busca-se neste estudo compreender, minimamente, a estrutura curricular de tais cursos e o modo como a matemática é tratada como área de formação. Observa- se, de modo geral, a diversidade estrutural dos cursos e as divergências no currículo, em especial, no que se refere às disciplinas e a carga horária das mesmas. Por fim, propomos uma análise crítica sobre a formação matemática ofertada pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC. ABSTRACT This work aims to present an overview of the Licenciatura courses in Rural Education in Brazil, in particular, turns its attention to the courses that enable teachers in the field of mathematics to work in rural schools. This study seeks to understand, at a minimum, the curricular structure of such courses and the way in which mathematics is treated as an area of ​​training. It is observed, in general, the structural diversity of the courses and the divergences in the curriculum, especially with regard to the disciplines and their workload. Finally, we propose a critical analysis of the mathematical training offered by the UFSC course in Education in the Field. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação do Campo; Formação de professores; Ensino Superior; Currículo; Ensino de Matemática. pt_BR
dc.title Uma breve análise da formação em Matemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Uma breve análi ... Versão final (1).docx.pdf 476.7Kb PDF Visualizar/Abrir TCC
ATA_Ediana_assinado_assinado (1).pdf 253.1Kb PDF Visualizar/Abrir ATA

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar