Abstract:
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Com o objetivo de analisar a relação da leitura acadêmica entre os recém-ingressantes
na universidade, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco compreender (i) qual é o tipo de leitura que esses novos alunos fazem dentro e fora da esfera
acadêmica e (ii) se tais estudantes entendem que a leitura realizada nessa esfera é
movida pela atividade de estudo. Em vista disso, utilizou-se como aporte teórico os Estudos do Letramento, dos quais cabe destacar os seguintes autores Barton e Hamilton
(1998); Hamilton (2000); Heath (2001); Gee (2008); Kleiman (2008a); Street (2003);
Tomazoni (2012), e as proposições sobre leitura de Geraldi (1997) e Britto (2003, 2012).
Além disso, este trabalho consiste em uma análise de interações realizadas a partir
de uma roda de conversa, que contou com quatro estudantes de primeira fase de dois
cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – Ciências Sociais
e Engenharia Elétrica –, sendo três participantes de Ciências Sociais e um de Engenharia Elétrica. Nessa direção, o trabalho realizado permitiu uma compreensão mais
acurada acerca do papel da Universidade na promoção de trabalho educativo com vistas à formação aos estudantes para a habituação ao estudo do texto numa perspectiva
crítica. Assim considerando, as Universidades precisam capacitar formadores a ensinar os novos estudantes a prática de leitura concebida como prática social, envolvendo
o estudo de textos característicos do letramento dominante, porque o é privilegiado
neste espaço, com vistas à apropriação do conhecimento na dialética com à assunção
de uma posição crítica em relação ao modo de (re)produção do conhecimento nessa
esfera, mas também socialmente. |