dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Meditsch, Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Boessio, William Ricardo |
|
dc.date.accessioned |
2021-01-14T18:09:43Z |
|
dc.date.available |
2021-01-14T18:09:43Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.other |
370799 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219431 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2020. |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objeto de estudo os Projetos Pedagógicos de Curso dos cursos de Jornalismo construídos a partir das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, regulamentadas no Brasil em 2013, e em meio a um cenário de transformações do ambiente midiático. A partir de noções quanto à especificidade do Jornalismo e da compreensão de sua evolução histórica no sentido da profissionalização, o objetivo é identificar de que modo os novos Projetos Pedagógicos de Curso incorporam noções de mudanças na profissão jornalística que acometem a atividade e o reflexo dessas noções nas propostas curriculares e ementas de disciplinas. Como metodologia, utilizam-se a análise documental e a análise de conteúdo. Como objeto empírico, são considerados os Projetos Pedagógicos de Curso de cursos de Jornalismo de universidades públicas do Rio Grande do Sul, suas matrizes curriculares e as ementas das disciplinas. Percebe-se que, mesmo que os documentos caracterizem aspectos relativos às mudanças por que passa o jornalismo e sua atividade profissional, as estruturas curriculares segmentam-se em grande medida conforme as práticas proporcionadas pela imprensa tradicional, incorporando pontualmente novas técnicas e possibilidades de atuação profissional. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This research has as object of study the Pedagogical Course Projects of Journalism courses built from the new National Curricular Guidelines for the Journalism Undergraduate Courses, regulated in Brazil in 2013, and in the midst of a scenario of changes in the media environment. Based on notions regarding the specificity of Journalism and the understanding of its historical evolution towards professionalization, the objective is to identify how the new Pedagogical Course Projects incorporate notions regarding changes in the journalistic profession and the reflection of these notions in the curricular proposals and subject menus. Documentary analysis and content analysis are used as methodology. As an empirical object, the Pedagogical Course Projects of Journalism courses of public universities of Rio Grande do Sul, their curricular matrices and the subjects' menus are considered. It is noticeable that, even if the documents characterize aspects related to the changes journalism and its professional activity goes through, the curricular structures are largely segmented according to the practices provided by the traditional press, occasionally incorporating new techniques and possibilities of professional action. |
en |
dc.format.extent |
117 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Jornalismo |
|
dc.subject.classification |
Ensino superior |
|
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades públicas |
|
dc.title |
O ensino de jornalismo em meio a transformações do ambiente profissional: um estudo dos PPCs e das ementas das disciplinas de cursos de universidades federais do Rio Grande do Sul |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|