A construção da illusio a partir da prática dos professores de administração na carreira do ensino básico, técnico e tecnológico dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia

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A construção da illusio a partir da prática dos professores de administração na carreira do ensino básico, técnico e tecnológico dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Birochi, Renê
dc.contributor.author Kupski, Larisse
dc.date.accessioned 2021-01-14T18:07:01Z
dc.date.available 2021-01-14T18:07:01Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 370997
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219277
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract O objetivo geral desta tese foi compreender como os professores de Administração na carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) mobilizam seus habitus e seus capitais no processo de constituição dos mecanismos de illusio do subcampo e quais reflexos, deste investimento, são manifestados em suas disposições e práticas. A proposta parte do marco teórico-metodológico consagrado por Pierre Bourdieu no campo da Sociologia, por meio dos conceitos de campo, capital, habitus e illusio. Em seu contexto macro, essa tese parte do campo educacional no país, composto por diferentes campos. Em seguida, demarca o campo das instituições de ensino públicas federais, formado, primordialmente, por universidades federais e por instituições concentradas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal). Essa Rede Federal é composta, majoritariamente, por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Por sua vez, esses campos são compostos por agentes investidos em processos contínuos de disputas pelo seu domínio. No caso em estudo, os agentes são os professores de Administração na carreira EBTT, a carreira do magistério federal dos professores da Rede Federal. Esta tese realizou, assim, um estudo empírico comparativo que possibilitou encontrar achados de pesquisa a respeito dos processos de construção social do subcampo, assim como procurou compreender a relação estrutura-agência, especialmente por meio da evidenciação da influência que o habitus tem na definição dos interesses e estratégias adotadas pelos agentes, expondo, consequentemente, os mecanismos de illusio que ali são operados de forma subjacente. Além de levantar dados inéditos entre todas as instituições da Rede Federal, foram realizadas 16 entrevistas em profundidade. A partir dos dados coletados, foram propostos quatro perfis, não exclusivos, representativos da atuação dos professores de Administração no subcampo analisado: o acadêmico, o profissional, o gestor e o militante/defensor da Rede e do IF. Com a análise dos dados foi possível, também, compreender que a illusio do subcampo em estudo, ainda que única, é uma mistura dos mecanismos de illusio de campos maiores, que a estruturam em seu momento inicial, mas que, posteriormente, passa a ser construída com o próprio subcampo. Essas estruturas maiores são as que levam aos diversos tipos de investimentos, tais como o investimento para um concurso público federal, para a carreira docente, para a escolha da formação e atuação na área da Administração ou, ainda, pelos contornos estabelecidos pela Rede Federal. Com a prática e estruturação do subcampo, alguns mecanismos da illusio própria passam a emergir, dentre os quais destaca-se a afetividade. A discussão teórica-empírica proposta nesta tese aponta que recorrer à gestão, ao management e às suas técnicas pretensamente superiores e neutras, evidencia a operacionalização da dominação, de seus instrumentos e da perpetuação da violência simbólica. Os professores do subcampo estão aderidos ao management, e sua agência é direcionada a abraçá-lo e usá-lo como estratégia no campo, no entanto, há tensionamentos e contradições. Por fim, o investimento no campo não é desconectado de seu contexto, assim, permanecer investido dependerá das possibilidades que os professores possuem frente ao momento e às pressões que enfrentarão no campo.
dc.description.abstract Abstract: The main objective of this thesis was to understand how do administration professors in the career of Basic, Technical and Technological Education mobilize their habitus and their capital in the process of constituting the subfield's illusio mechanisms and what reflexes of this investment are manifested in their dispositions and practices. The proposal departs from the theoretical-methodological framework established by Pierre Bourdieu in the field of Sociology, through the concepts of field, capital, habitus and illusio. In its macro context, this thesis is part of the educational field of the country, witch is composed of different fields. Then, demarcates the field of federal public education institutions, formed primarily by federal universities and institutions concentrated in the Federal Network for Professional, Scientific and Technological Education. This Federal Network is composed mainly of Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs). These fields are composed of agents invested in continuous processes of dispute for their domain. In the case under study, the agents are the business administration professors in the mentioned career, which is the career of the federal teaching staff of the Federal Network. This thesis carried out a comparative empirical study that made it possible to find research findings regarding the subfield's social construction processes, as well as seeking to understand the structure-agency relationship, especially by highlighting the influence that habitus has on the definition of interests and strategies adopted by the agents, consequently exposing the mechanisms of illusio that operate in the field in an underlying way. In addition to collecting unpublished data among all institutions of the Federal Network, 16 in-depth interviews were conducted. Based on the data collected, four non-exclusive profiles os the business administration professors were proposed: the academic, the professional, the manager and the activist/defender of the Federal Network and the IF. With the analysis of the data, it was also possible to understand that the illusio of the subfield under study, although unique, is a mixture of the illusio mechanisms of larger fields, which structured it in its initial moment, but later, begins to develop with the subfield itself. These larger structures are those that lead to different types of investments, such as investing in a federal public carrer, in a teaching career, in choosing the graduation in the Management area, or for the definitions established by the Federal Network. With the practice and structuring of the subfield, some mechanisms of the specific illusio emerges, among which, affection stands out. The theoretical-empirical discussion proposed in this thesis points out that resorting to management and its supposedly superior and neutral techniques, shows the operationalization of domination, its instruments and the perpetuation of symbolic violence. The professors of the subfield are committed to management, and their agency is directed to embrace it and use it as a strategy in the field, however, there are tensions and contradictions. Finally, the investment in the field is not disconnected from its context so, staying invested will depend on the possibilities that the professors have in the face of the moment and the pressures they will face it in the field. en
dc.format.extent 210 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Administração
dc.subject.classification Professores
dc.subject.classification Prática de ensino
dc.subject.classification Ensino técnico
dc.subject.classification Institutos federais de educação, ciência e tecnologia
dc.title A construção da illusio a partir da prática dos professores de administração na carreira do ensino básico, técnico e tecnológico dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
dc.type Tese (Doutorado)


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