Reflexões da prática da Abordagem Temática Freireana no estágio da Licenciatura em Educação do Campo

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Reflexões da prática da Abordagem Temática Freireana no estágio da Licenciatura em Educação do Campo

Mostrar registro completo

Título: Reflexões da prática da Abordagem Temática Freireana no estágio da Licenciatura em Educação do Campo
Autor: Alberton, Júnior
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre potencialidades e limitantes da Abordagem Temática Freireana enquanto estruturante da prática de estágio, no Ensino Médio, da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Compreendendo que a ATF é resultado do Movimento de Educação Popular e que a licenciatura tem sua existência atrelada ao Movimento de Educação do Campo, o trabalho apresenta a relação de pressupostos das duas concepções de educação, apontando proximidades entre a investigação da realidade enquanto ponto de partida de práticas pedagógicas necessárias à superação das contradições. Compuserem elementos de análise além dos referenciais teóricos, os materiais produzidos no estágio e entrevistas com egressos. As reflexões apontaram potencialidades de experiência docente diante da possibilidade de abordar temas a partir da investigação da realidade, ao mesmo tempo em que indicaram limitantes na transposição de uma perspectiva de reestruturação curricular para um estágio com tempo delimitado.This work presents reflections on potentialities and limitations of the Abordagem Temática Frereana (Freirean Thematic Approach, free translation) as structuring of the internship practice, in the High School, of the Licenciatura em Educação do Campo (Degree in Rural Education, free translation) of the Federal University of Santa Catarina. Realizing that the ATF is the result of the Movimento de Educação Popular (Popular Education Movement, free translation) and the degree has its linked existence to the Movimento de Educação do Campo (Rural Education Movement, free translation), the work presents the assumptions regarding the two concepts of education, pointing vicinity between the investigation of reality as a starting point pedagogical practices necessary to overcome contradictions. Compose elements of analysis beyond the theoretical references, the materials produced in the internship and interviews with graduates of the degree. The reflections pointed out the potential of teaching experience in view of the possibility of approaching themes from the investigation of reality, at the same time as they indicated limitations in the transposition of a perspective of curricular restructuring to a internship with defined time.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218731
Data: 2019-06-18


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_final_Junior_A5_A.pdf 859.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar