Percepções de treinadores de ginástica artística sobre a formação inicial em Educação Física

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Percepções de treinadores de ginástica artística sobre a formação inicial em Educação Física

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Title: Percepções de treinadores de ginástica artística sobre a formação inicial em Educação Física
Author: Oliveira, Lucas Machado
Abstract: Treinadores esportivos aprendem por meio de contextos formais, não formais e informais. Apesar de os contextos formais — como os cursos de graduação em Educação Física — serem obrigatórios para a intervenção profissional e oferecerem suporte inicial para a formação na profissão, a agenda investigativa tem frequentemente identificado percepções negativas de treinadores. Quando se trata da formação de treinadores atuantes na ginástica artística, a problemática é reforçada. Embora fique a cargo dos cursos de Educação Física promover um maior contato dos estudantes com a modalidade e subsidiar uma formação que atenda as demandas da intervenção profissional no esporte, não há indícios de que ela esteja sendo transposta para a realidade, considerando o alto percentual de treinadores de ginástica artística insatisfeitos com a formação que receberam. Para que o curso de Educação Física seja apreciado como uma fonte de conhecimento verdadeiramente significativa, é preciso aproximá-lo das necessidades da prática profissional. Destarte, o objetivo desse estudo foi analisar as percepções de treinadores de ginástica artística sobre a graduação em Educação Física, a fim de indicar caminhos para o debate acerca da formação inicial. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa do problema e foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com cinco treinadores de ginástica artística filiados à Federação de Ginástica de Santa Catarina por meio de plataforma online de áudio e vídeo. Na entrevista foram abordados indicadores como: trato com o conteúdo ginástico na instituição de ensino, práticas pedagógicas sob orientação profissional, espaço físico para a vivência da modalidade, participação em projetos, lacunas da formação inicial e busca por formação continuada. O tratamento dos dados ocorreu por meio da análise temática proposta por Braun e Clarke (2006). É possível perceber a importância da graduação por oportunizar a aquisição de conhecimentos de base para intervenção no esporte, como os relativos à treinamento esportivo, pedagogia do esporte e psicologia do esporte. Além disso, essa etapa formativa é destacada por apresentar diferentes campos de atuação e dispor de espaço físico necessário para a vivência da modalidade. Por outro lado, os treinadores apontam um descontentamento com a aprendizagem de conhecimentos específicos da ginástica artística. A falta de conhecimento docente sobre a modalidade é também uma das barreiras para a aprendizagem mais significativa e reflete na falta de oportunidades de ressignificar os conhecimentos que adquiriram como atletas. Os estágios curriculares parecem não contribuir com a formação dos treinadores uma vez que não favorecem a discussão das vivências com outros estudantes e falham na supervisão docente. Outro destaque está relacionado ao tripé universitário (ensino-pesquisa-extensão) que parece não contemplar a ginástica, para além do ensino, nas instituições de ensino superior em que os treinadores se formaram. Os treinadores apontam para a necessidade do envolvimento em iniciativas de formação continuada para suprir as lacunas deixadas pela graduação ou para se manterem atualizados na modalidade. Portanto, é importante que os docentes do curso de Educação Física e os responsáveis pela elaboração dos currículos ponderem a importância de práticas pedagógicas reflexivas e a aproximação do campo profissional ao longo de toda a trajetória acadêmica.Sport coaches learn through formal, non-formal, and informal contexts. Although formal contexts - such as undergraduate courses in Physical Education - are mandatory and provide initial training support, several studies have identified coaches’ negative perceptions. When it comes to the training of coaches working in artistic gymnastics, the issue is reinforced. Although it is the responsibility of the Physical Education courses to promote greater contact of students with the sport and offer training opportunities that meet the demands of the coaching practice, there is a high percentage of artistic gymnastics coaches dissatisfied with the training they received and no evidence regarding knowledge transfer. For the Physical Education course to be recognized as a truly significant source of knowledge, it is necessary to bridge the gap to coaches’ practice. Thus, the aim of this study was to analyze the perceptions of artistic gymnastics coaches about the Physical Education undergraduate course, in order to indicate paths for the debate about initial training. To this end, a qualitative approach was adopted and semi-structured interviews were conducted with five artistic gymnastics coaches affiliated to the Gymnastics Federation of Santa Catarina state through an online audio and video platform. During the interviews some indicators were investigated such as: dealing with gymnastic content in the university, working under professional guidance, physical space for experiencing the sport, participation in projects, gaps in initial training, and the search for continuing education. Data analysis took place through the thematic analysis proposed by Braun and Clarke (2006). It was possible to perceive the importance of the formal context for acquiring basic knowledge for intervention in sports, such as those related to sports training, sports pedagogy, and sports psychology. In addition, this training stage was highlighted for presenting different fields of action and having the necessary physical space for experiencing the sport. On the other hand, coaches point out a discontent with learning specific knowledge of artistic gymnastics. The lack of teaching knowledge about the sport is also one of the barriers to the most significant learning and reflects the lack of opportunities to reframe the knowledge they acquired as athletes. The internships did not seem to contribute to the training of coaches since they do not favor the discussion of experiences with other students and fail in teacher supervision. Another highlight is related to the university tripod (teaching-research-extension), which did not seem to include gymnastics, in addition to teaching, in higher education institutions where the coaches graduated. The coaches point to the need to be involved in continuing education initiatives to fill the gaps left by the university or to keep up to date with the sport. Therefore, it is important that Physical Education professors in the university and those responsible for preparing the curriculum consider the importance of reflective practices and the approximation of the professional field throughout the entire academic trajectory.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218659
Date: 2020-12-04


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