Abstract:
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A obesidade além de estar associada com doenças, pode afetar tanto o corpo físico como aspectos emocionais. A obesidade pode ser observada dentro do ambiente escolar e os professores tem um papel fundamental na orientação e discussão dessa temática com os alunos. O presente estudo buscou investigar a atuação dos professores de Educação Física em relação aos alunos com obesidade no ensino fundamental II. O delineamento do estudo caracteriza-se como quali-quantitativo, descritivo e transversal. Os dados foram coletadas por meio de questionário virtual e analisados após a transcrição dos dados de forma descritiva. As cinco dimensões sobre Formação em Licenciatura, Documentos Curriculares Nacionais, Escola, Atuação do professor de Educação Física e alunos, surgiram através da necessidade de investigar a percepção do professor. Participaram da investigação sete professores de Educação Física do ensino fundamental II de escolas da rede Federal, Estadual e Municipal da Grande Florianópolis. Os resultados mostraram que a formação em Educação Física e os documentos curriculares deveriam tratar de forma mais específica do tema obesidade. Por outro lado, os professores de Educação Física conseguem perceber diferenças quanto à participação dos alunos com e sem obesidade no engajamento das atividades, ainda que se mostrem comprometidos em planejar as aulas pensando em incluir os alunos que apresentam obesidade. Concluiu-se que, de modo geral, a obesidade é um tema tratado com relevância pelos professores e pela escola, porém ainda é possível observar uma menor inserção dos alunos obesos nas atividades físicas e sociais. |